Acessibilidade / Reportar erro

SEGURANÇA DE ATIVIDADE FÍSICA EM RESIDENTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A COVID-19

RESUMO

Introdução:

A COVID-19 tem afetado as atividades físicas e diante da epidemia surgem desafios como realizar atividades físicas de forma eficiente e segura, manter o interesse das pessoas pelo esporte, melhorar a segurança das atividades esportivas dos residentes e aumentar o número de esportistas ativos.

Objetivo:

Investigar a segurança das atividades físicas entre os residentes universitários no contexto da COVID-19.

Métodos:

Este documento elaborou um conjunto de questionários a partir de três aspectos: a distribuição da infraestrutura esportiva dos residentes, as habilidades esportivas dos residentes e a segurança das atividades esportivas dos residentes. Um total de 3152 amostras foram obtidas, e o software Excel foi usado para entrada, processamento e análise de dados.

Resultados:

Com o desenvolvimento normalizado da prevenção e controle da COVID-19, a infraestrutura esportiva dos residentes foi gradualmente aprimorada. Houve um progresso na distribuição das instalações esportivas, composição da superfície subjacente, prestação de serviços relacionados às atividades esportivas, além da conscientização da saúde. Segundo a pesquisa, a proporção de lesões graves entre os residentes foi de 0,190%; a proporção de lesões múltiplas moderadas foi de 0,476% após o treinamento preventivo. A proporção de lesões menores moderadas foi de 3,109%. A proporção de lesões menores múltiplas foi de 26,491%; a proporção de ferimentos menores foi de 38,642%. Nesta época, a segurança das atividades físicas na área de estudo foi considerada aceitável.

Conclusão:

Os departamentos relacionados devem cooperar com a comunidade para aumentar a conscientização dos residentes universitários sobre a segurança esportiva e a importância das habilidades de treinamento, otimizando a infraestrutura, melhorando os serviços voluntários e reforçando a publicidade, no intuito de reduzir ao máximo os perigos ocultos da segurança esportiva. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
COVID-19; Aptidão Física; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br