Acessibilidade / Reportar erro

SEIS SESSÕES DE HIT EM ESTEIRA AUMENTAM A OXIDAÇÃO DE LIPÍDIOS E LIMIARES VENTILATÓRIOS

RESUMO

Introdução:

O treinamento cardiorrespiratório intervalado de alta intensidade (high-intensity interval training, HIT) tem sido utilizado como alternativa ao treinamento cardiorrespiratório contínuo de intensidade submáxima e duração prolongada.

Objetivo:

Propor um protocolo de HIT utilizando corrida em esteira e verificar a influência de seis sessões de HIT com esse protocolo sobre os limiares anaeróbios ventilatórios (LAVs) e o padrão de oxidação de substratos durante o exercício contínuo de intensidade submáxima (ECIS).

Métodos:

Quinze indivíduos irregularmente ativos foram submetidos, antes e após seis sessões de HIT com corrida em esteira, a teste progressivo máximo para determinação do pico de consumo de oxigênio (VO2pico), velocidade de pico (Vpico) e LAVs seguidos de ECIS para determinação das taxas de oxidação de lipídios (LIPox) e carboidratos (CHOox). As sessões de HIT eram compostas por oito séries de 60 segundos a 100%Vpico com 75 segundos de recuperação passiva entre as séries e com 48 horas de intervalo entre as sessões.

Resultados:

Observaram-se aumentos das intensidades de ocorrência dos LAVs (4,4% para LAV1 e 8,8% para LAV2), redução de 12,8% de CHOox e aumento de 23,7% de LIPox; como consequência, a energia relativa derivada de LIPox apresentou-se 20,3% maior após o período de treinamento. A Vpico foi de ~15 km/h, promovendo intensidades correspondentes a ~84%VO2pico e ~91%FCpico ao longo do período de treinamento.

Conclusão:

O protocolo proposto promoveu adaptações e intensidades similares às descritas na literatura; porém, ao contrário de outros, é passível de aplicação em indivíduos irregularmente ativos. Nível de Evidência II; Estudo prospectivo comparativo.

Descritores:
Treinamento intervalado de alta intensidade; Resistência Física; Metabolismo dos Lipídeos

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br