Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIAS DO FORTALECIMENTO DE MEMBROS INFERIORES NO ENSINO DE ARTES MARCIAIS

RESUMO

Introdução:

Um dos focos de pesquisa sobre a educação nas artes marciais é como aprimorar a assistência do ensino das artes marciais pelo treinamento de força direcionada aos movimentos do esporte. Contribuições científicas sobre a influência desses fortalecimentos podem contribuir para embasar o treinamento dos esportistas.

Objetivo:

Estudar as influências do treinamento da força nos membros inferiores sobre as habilidades dos alunos de artes marciais.

Métodos:

20 alunos da classe de artes marciais de uma faculdade foram selecionados aleatoriamente como voluntários para o experimento. Divididos em grupo experimental, que realizou o treinamento sistemático de fortalecimento dos membros inferiores segundo um protocolo específico, e grupo de controle, que realizou o exercício físico tradicional, e o treinamento físico básico no instituto de educação física. O experimento durou 8 semanas. Os dados relevantes foram analisados estatisticamente.

Resultados:

A habilidade de equilíbrio unipodal esquerdo no grupo experimental aumentou de 43.646s antes do treinamento para 56.110s, com uma taxa de aumento de 22.213%; a habilidade de equilíbrio unipodal direito aumentou de 43.845s antes do treinamento para 57.126s, com uma taxa de aumento de 23.249%.

Conclusão:

Recomenda-se integrar os métodos de treinamento direcionados como o treinamento muscular dos membros inferiores no processo de ensino das artes marciais para melhorar a qualidade física dos atletas de artes marciais devido aos benefícios observados em seu processo de ensino. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Artes Marciais; Treinamento de Força; Destreza Motora

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br