Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE INVESTIGATIVA SOBRE LESÕES NO BASQUETEBOL POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução

O basquetebol é um esporte com forte rivalidade, sendo por isso uma modalidade com muita facilidade de causar lesões esportivas ao longo de sua prática.

Objetivo

Investigar a situação das lesões esportivas no basquetebol universitário para estudantes amadores.

Métodos

480 estudantes universitários que não eram especializados em basquetebol foram selecionados como voluntários de pesquisa, e a situação atual das lesões esportivas no curso opcional de basquetebol de 12 semanas foi investigada, onde os principais fatores de risco foram analisados.

Resultados

Entre os estudantes universitários masculinos amadores, a idade média de jogo dos estudantes universitários masculinos da terceira série é maior do que a da segunda série, e a frequência semanal de jogo é menor do que a dos estudantes universitários masculinos da segunda série. A incidência de lesões esportivas de basquetebol entre os estudantes universitários masculinos que não são especializados em basquetebol desde a infância até a idade adulta é de até 90,7%, e 85,5% durante seus anos universitários.

Conclusão

No processo dos esportes de basquetebol, as partes mais vulneráveis dos estudantes universitários masculinos amadores são a articulação do pulso, articulação do tornozelo, articulação do joelho, perna, cabeça e rosto, ombro, cintura e costas, respectivamente. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Basquetebol; Estudantes; Lesões do Esporte

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br