Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE VIBRAÇÃO NA ESTABILIDADE DO EQUILÍBRIO EM SALTADORES DE SALTO EM DISTÂNCIA

RESUMO

Introdução

O treinamento vibratório refere-se à introdução de métodos de vibração no treinamento diário dos atletas para estimulação corporal. Desta forma, os treinadores melhoram a força, a flexibilidade e o equilíbrio dos atletas. Os atletas podem usar as vibrações para estimular a ativação neuromuscular. Isto permite que mais unidades ativas sejam concentradas na contração muscular. Desta forma, a força muscular do atleta pode ser aumentada.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre o treinamento por vibração e a capacidade de equilíbrio dos saltadores de salto em distância.

Métodos

Este trabalho seleciona vários saltadores de salto em distância como objetos de pesquisa. Discute-se os efeitos dos exercícios de vibração em diferentes freqüências sobre a estabilidade do atleta, empregando a comparação experimental. Neste contexto, são efetuados cálculos estatísticos sobre os resultados experimentais.

Resultados

Não houve diferença na capacidade de equilíbrio entre o grupo de vibração e os grupos de treinamento geral antes do treinamento (P>0,05). Os atletas do grupo de treinamento de vibração mostraram uma melhora mais significativa no equilíbrio após um período de treinamento do que no grupo de treinamento geral. Houveram diferenças significativas nos dados entre os dois grupos (P<0,01).

Conclusão

O treinamento de força vibratória pode efetivamente melhorar a capacidade de equilíbrio dos saltadores. Os atletas devem aumentar a freqüência do treinamento por vibração em seu treinamento diário. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Vibração; Atletas; Equilíbrio Postural; Exercício Físico; Treinamento de Força

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br