Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODO DE LESÃO NEUROMUSCULAR EM DANOS VARIADOS CAUSADOS POR ESPORTES DE FORÇA

RESUMO

Introdução:

As lesões musculares são fenômenos comuns no esporte e a maioria são causadas por exercícios intensos praticados por um longo período.

Objetivo:

O efeito do treinamento de resistência de velocidade de alta intensidade (AI) nas lesões musculares de atletas.

Métodos:

14 corredores foram recrutados; os índices de lesão muscular dos indivíduos foram testados 15 minutos antes e 24h, 48h e 72h após o treino de resistência de velocidade em AV e AI (modos alto volume e alta intensidade, respectivamente).

Resultados:

Os resultados deste estudo mostram que tanto os treinamentos de resistência de velocidade nos modos alto volume e AI causaram certo grau de lesão aos músculos dos indivíduos, mas a lesão ao músculo por treino de resistência de velocidade no modo AI foi mais severa do que aquela no modo alto volume (P < 0.05).

Conclusões:

O treinamento de resistência de velocidade no modo AI causa certo grau de lesão aos músculos dos indivíduos, mas causa danos mais sérios do que o treino de resistência de velocidade no modo alto volume. Nível de evidência II; estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Músculos abdominais; Treinamento intervalado de alta intensidade; Exercício físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br