Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO AQUÁTICO SUPERISOMÉTRICO NO PREPARO FÍSICO DE FUTEBOLISTAS

RESUMO

Introdução:

Com a crescente importância do treinamento físico sobre o treinamento esportivo para competição, um número cada vez maior de pesquisas vem sendo realizado. Uma das técnicas pouco exploradas é o treinamento aquático superisométrico.

Objetivo:

Estudar a aplicação do treinamento aquático superisométrico ao treinamento físico de preparo dos atletas de futebol.

Métodos:

Uma análise da literatura foi efetuada para elaborar um protocolo experimental. O método experimental foi conduzido sobre 24 universitários voluntários divididos aleatoriamente em grupo controle e experimental. O treinamento clássico foi conduzido por duas semanas entre os grupos, o treinamento aquático superisométrico foi adicionado apenas no grupo experimental. Através do método estatístico matemático uma análise comparativa dos resultados da pesquisa foi elaborada e os efeitos da intervenção foram discutidos.

Resultados:

O tempo de movimento dos atletas no grupo de treinamento experimental foi reduzido em 1,89s. O desempenho de corrida, toque, salto em pé e os resultados dos testes de levantamento de peso não foram significativamente diferentes daqueles do grupo de treinamento de força tradicional.

Conclusão:

A aplicação do treinamento aquático superisométrico no preparo físico de futebolistas aumentou a força geral dos atletas, também influenciou beneficamente em atividades específicas do esporte. Recomenda-se analisar as características do esportista e integrar o treinamento superisométrico ao treinamento de força geral especificamente à necessidade de cada esportista. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Futebol; Exercício Isométrico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br