Acessibilidade / Reportar erro

VARIAÇÃO DO ÍNDICE CORPORAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOB TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA

RESUMO

Introdução:

Pesquisas recentes sobre a preocupação na probabilidade do aumento em lesões físicas durante as atividades físicas revelaram que o treinamento de resistência pode melhorar o desempenho físico dos estudantes universitários, prevenir lesões esportivas e reduzir a taxa de gordura corporal de seus praticantes.

Objetivo:

Analisar os efeitos do treinamento de resistência física sobre o índice corporal dos estudantes universitários.

Métodos:

Cem estudantes universitárias foram selecionadas como experimentadoras para garantir atividades normais durante 16 semanas. O experimentador realizou treinamento de resistência durante 16 semanas, três vezes por semana na segunda, quarta e sexta-feira, com três ciclos de cada vez.

Resultados:

Após 16 semanas de intervenção experimental, a circunferência média do tórax, circunferência média da cintura, circunferência média do quadril e circunferência média das pernas do grupo experimental foram 83,27cm, 63,1cm, 89,95cm, 54,6cm e 24,02% respectivamente. Após o experimento, a força média dos músculos das costas do grupo experimental aumentou em 5,11kg, e o metabolismo basal médio aumentou de 1204,4kcal para 1260,59kcal.

Conclusão:

O treinamento de resistência e o exercício aeróbico têm o efeito mais significativo na taxa de gordura corporal. O treinamento de resistência pode controlar o declínio da taxa de gordura corporal dos estudantes universitários, de forma a melhorar sua qualidade física. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento de Resistência; Índice de Massa Corporal; Estudantes; Universidades

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br