Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO TREINAMENTO DE FORÇA EM MEMBROS SUPERIORES NO TÊNIS DE MESA

RESUMO

Introdução:

O treinamento de força de membros superiores atualmente praticados nos cursos universitários não correspondem às reais necessidades dos atletas, exigindo o desenvolvimento de métodos otimizados para ganhos de desempenho mais expressivos. Para a confecção desses métodos, é necessário efetuar-se uma coleta de dados de maneira científica afim de consolidar uma análise sólida para aprimoramento.

Objetivo:

Analisar o treinamento de força dos membros superiores nos praticantes de tênis de mesa.

Métodos:

Durante o experimento, 20 estudantes foram aleatoriamente divididos em um grupo para efetuar o treinamento diário de acordo com o plano original de treinamento do tênis de mesa, enquanto o grupo experimental recebeu um protocolo esquematizado aprimorando o ensino existente, adicionando o treinamento de força para os membros superiores. O experimento totalizou 8 semanas, com uma hora de treino realizado duas vezes por semana.

Resultados:

No grupo experimental, o índice de distância de ataque aumentou 25,378%, o índice de balanço de ataque de um minuto aumentou 0,585%, o índice de balanço aumentou 12,795% e o índice técnico de ataque aumentou 11,452%.

Conclusão:

O método aperfeiçoado de treinamento de força dos membros superiores apresentados no protocolo deste artigo pode otimizar a força muscular dos atletas, aumentando a capacidade de equilíbrio e balanço, influenciando positivamente na pontuação técnica e desempenho esportivo final. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Membros Superiores; Treinamento de Força; Educação Física e Treinamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br