Acessibilidade / Reportar erro

MEDICINA DO ESPORTE NA REDUÇÃO DA TAXA DE GORDURA CORPORAL NA OBESIDADE E PROMOÇÃO DE PESQUISAS NA SAÚDE

RESUMO

Introdução:

A obesidade é uma doença crônica em que há acumulo excessivo de gordura corporal, excedendo o nível saudável normal e afetando o funcionamento fisiológico do corpo.

Objetivo:

Estabelecer uma avaliação padrão de obesidade estritamente relacionada a saúde com base nos índices de medicina do esporte, e fornecer uma nova teoria e novo método para a formulação de uma avaliação padrão de obesidade na China.

Métodos:

Altura, peso, espessura de dobras cutâneas (ombro, braço) e índices médicos (PSS, PSD, TC, HDL, INS) de 108 sujeitos do sexo feminino, moradoras de uma cidade, foram tomados por meio de antropometria, experimentos e estatísticas matemáticas. Todos os indicadores médicos selecionados foram avaliados de acordo com padrões médicos clínicos.

Resultados:

o índice de massa corporal de 108 mulheres se correlaciona com índices médicos como pressão sanguínea sistólica, pressão sanguínea diastólica, triglicerídeos, alta densidade de colesterol lipoproteico, insulina e assim por diante (P<0.05~0.01).

Conclusões:

A correlação entre índices médicos e o IMC é alta e a taxa anormal aumenta com o aumento no grau de obesidade. Indicadores clínicos podem ser usados como base cientifica importante para o estabelecimento de critérios de avaliação de obesidade. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descriptores:
Centros Médicos Acadêmicos; Obesidade; Manejo da Obesidade; Adipócitos

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br