Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE RELAXAMENTO NO ALÍVIO DA FADIGA ESPORTIVA NO VOLEIBOL

RESUMO

Introdução:

O voleibol exige dos atletas em formação contínua um forte engajamento e o uso de técnicas de resistência ao esporte, sendo indispensável o seu relaxamento após o treino.

Objetivo:

Este artigo investiga se o treinamento de relaxamento após o voleibol é benéfico nos níveis competitivos dos jogadores de voleibol.

Métodos:

60 jogadores de voleibol de 20 a 23 anos de idade foram selecionados como participantes do experimento. Eles receberam treinamento de relaxamento por 8 semanas, registrando-se as alterações do ritmo cardíaco antes e depois do relaxamento.

Resultados:

O ritmo cardíaco dos atletas em estado de repouso antes do treinamento mudou de 79,93 na primeira semana para 81,07 na oitava semana; após a prática do voleibol, o ritmo cardíaco dos atletas antes do relaxamento variou de 136,13 a 140,73 da primeira semana para a oitava semana; após a introdução do treinamento de relaxamento, a frequência cardíaca dos atletas foi de 84,71, sendo a frequência cardíaca mínima registrada de 80,74. Pode-se observar que o treinamento de relaxamento permite aos atletas se recuperarem rapidamente para um estado normal e alcançarem o objetivo de relaxamento.

Conclusão:

Adicionar o programa de treinamento de relaxamento para aliviar a fadiga após o vôlei evidenciou-se útil para melhorar o desempenho dos jogadores de vôlei. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Voleibol; Fadiga; Terapia de Relaxamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br