Acessibilidade / Reportar erro

TESTE E AVALIAÇÃO DE FORÇA DOS MEMBROS INFERIORES EM ATLETAS DE KUNG FU

RESUMO

Introdução

A “popularização e aprimoramento” é uma diretriz sólida para o desenvolvimento de kung fu na China durante décadas.

Objetivo

Testar e avaliar a força nos membros inferiores dos atletas juvenis de kung fu.

Métodos

10 jovens atletas voluntários foram selecionados, incluindo 6 homens e 4 mulheres. Um dinamômetro tridimensional e um sistema de salto multifuncional são utilizados para mensurar para as curvas F-T de diferentes ressaltos. A força explosiva, a força de reação e a capacidade proprioceptiva dos membros inferiores foram avaliadas, mensuradas e tratadas estatisticamente.

Resultados

No experimento, os atletas do grupo experimental e do grupo de controle não apresentaram aumento no volume muscular nem no perímetro dos membros inferiores, não houve mudanças significativas em outros comprimentos e espessuras corporais (P > 0,05). Entretanto, a potência de pico relativa do grupo experimental e do grupo controle evidenciaram diferenças estatisticamente notáveis (P<0,05).

Conclusão

Os jovens atletas de kung fu devem prestar atenção à combinação de treinamento de força e treinamento de propriocepção enquanto realizam o treinamento dedicado e o treinamento técnico.Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores
Artes Marciais; Força Muscular; Adolescente

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br