Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DE HEMOGLOBINA APÓS TREINAMENTO DE SOBRECARGA EM ATLETAS

RESUMO

Introdução:

O sistema cardiovascular fornece aos atletas as condições propícias para a circulação sanguínea, garantindo a estabilidade e o metabolismo normal do ambiente interno corporal durante o exercício.

Objetivo:

Investigar o efeito do treinamento em sobrecarga sobre a hemoglobina dos atletas masculinos de Taekwondo.

Métodos:

Vinte e um atletas masculinos de taekwondo (nível 2 ou superior) foram selecionados e treinados durante 4 semanas, 5 dias por semana, com uma intensidade de carga inicial de 60% da frequência cardíaca máxima e um aumento de intensidade semanal de 10%. Antes do treinamento e em todos os fins de semana durante o treinamento, foi verificada a hemoglobina (Hb), volume corpuscular médio (MCV), hemoglobina corpuscular média (MCH), concentração corpuscular média de hemoglobina (MCHC), contagem de reticulócitos (Ret), largura de distribuição do volume de hemácias (RDW), largura de distribuição do conteúdo de hemoglobina (HDW), volume médio de reticulócitos (MCVr), concentração média de hemoglobina reticulócitos (CHCMr), ferro sérico (Fe) e ferritina (Fer).

Resultados:

Após 4 semanas em treinamento de carga crescente, os atletas mostraram uma diminuição progressiva e significativa em Hb(P<0,01), manifestada como hipohemoglobina induzida por exercício, e MCV, MCH, MCHC, CHCMr, HDW, e ferritina sérica foram significativamente ou extremamente diminuídos(P<0). 05, P<0,01); RDW aumentou significativamente (P<0,05); Alterações de Ret e ferro sérico não apresentaram significância estatística (P>0,05). A análise de correlação constatou que a concentração de hemoglobina teve a maior correlação com MCHC e CHCMr.

Conclusão:

O treinamento de carga incremental de quatro semanas pode induzir hipohemoglobina induzida por exercício em atletas taekwondo masculinos, sendo suas alterações mais correlacionadas com MCHC e CHCMr, mas sem correlação significativa com Fe sérico, RDW, HDW e MCV. Nível de evidência: Estudos Terapêuticos -Investigação dos Resultados.

Descritores:
Atletas; Hemoglobinas; Contagem de Reticulócitos; Exercício Físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br