Acessibilidade / Reportar erro

PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE BURNOUT DE TRAMPOLINISTAS JUVENIS E FATORES AFETIVOS RELEVANTES

RESUMO

Introdução

O artigo investiga as causas do burnout e os fatores que afetam os jovens trampolinistas.

Objetivo

Ter como objeto de pesquisa 93 participantes de U10-16 do Campeonato Nacional Juvenil de Trampolim 2019, para melhorar a situação atual do burnout juvenil, explorando a metodologia para amenizá-lo e eliminá-lo, potencializando a sensação de realização em treinamentos e competições e proporcionando uma base para os treinadores trabalharem com os atletas.

Métodos

Questionário de levantamento, entrevista semiestruturada, estatística matemática.

Resultados

O nível de burnout dos trampolinistas está abaixo do nível moderado e o nível geral de burnout dos atletas não é alto; diminuição da sensação de realização> avaliação negativa de esportes> burnout emocional/físico; a correlação entre o nível geral de burnout dos atletas e os diferentes gêneros, a idade de treinamento, o estágio educacional e o nível do atleta não é significativa; Em termos de burnout, existem correlações positivas altamente significativas (P <0,01) entre o fator de sobrecarga, o fator pessoal e o fator situacional, e burnout emocional/físico, a diminuição do senso de realização e a avaliação negativa dos esportes, respectivamente.

Conclusões

Fortalecer a comunicação com os trampolinistas, melhorar sua capacidade de autorregulação de várias maneiras, dominar os métodos para aliviar o burnout e aumentar o apoio social para eles. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos: investigação dos resultados do tratamento.

Adolescente; Trampolinistas; Esgotamento Psicológico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br