Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO SOBRE O ENSINO DAS HABILIDADES DE NATAÇÃO EM UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

A natação é um esporte que exige habilidade e grande força física, os efeitos de seu treinamento refletem na coordenação motora, forma corporal e saúde física geral do praticante. Esses benefícios podem proporcionar aos estudantes universitários uma base de ensino para futuros aprendizados em outras habilidades.

Objetivo:

Explorar os efeitos do treinamento físico no ensino das habilidades de natação.

Métodos:

Foram selecionados aleatoriamente 40 estudantes universitários não especializados em educação física, divididos entre grupo experimental e controle. A experiência durou 12 semanas, o grupo experimental efetuou um protocolo de treinamento estipulado pelos pesquisadores três vezes por semana, incluindo 10 minutos de alongamento, 45 minutos de treino físico, 10 minutos de resfriamento, totalizando 65 minutos. O grupo controle efetuou um treinamento de natação padrão. Alterações de habilidade de natação foram avaliadas na piscina e comparadas estatisticamente, os indicadores foram coletados e analisados.

Resultados:

O treinamento físico experimental evidenciou seus escores no teste FMS, onde a melhora do grupo controle foi estatisticamente inferior.

Conclusão:

A escolha do treinamento esportivo direcionado pode melhorar a velocidade de natação dos alunos e tornar seus movimentos mais coordenados, refletindo um maior domínio da musculatura e aumento no nível de aptidão física sobre os estudantes universitários, sendo indicado para o desenvolvimento integral do ensino. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Natação; Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br