Acessibilidade / Reportar erro

CARACTERÍSTICAS E PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS NO FUTEBOL ADOLESCENTE

RESUMO

Introdução:

Este ano é o ano da Copa do Mundo de futebol. Com o time adulto impossibilitado de participar da Copa do Mundo, a atenção da sociedade voltou-se para o futebol universitário. Entretanto, o futebol, como um esporte altamente agressivo, inevitavelmente causará várias lesões esportivas.

Objetivo:

Investigar as causas e características das lesões esportivas de jovens jogadores de futebol escolar em algumas áreas da China, propondo medidas de prevenção e controle das lesões esportivas.

Métodos:

Um total de 1024 adolescentes entre 6 e 17 anos foram voluntários de pesquisa, as causas e características das lesões esportivas desses jovens jogadores de futebol universitário foram investigadas por meio de investigação de campo, pesquisa de questionário, entrevista com especialistas e análise matemática.

Resultados:

Os resultados da pesquisa mostram que 73,2% (750 pessoas) dos entrevistados sofreram lesões esportivas, entre as quais as lesões comuns na escola primária (6-12 anos de idade) são as articulações do joelho e membros superiores, e as lesões comuns na escola média (12-17 anos de idade) são principalmente as articulações do tornozelo e joelhos, com as mesmas características dos jogadores adultos. O grau de lesão em diferentes segmentos é o mesmo, sendo as lesões leves as mais comuns, seguidas de moderadas e severas. Com o aumento do período de aprendizagem, as lesões leves diminuíram significativamente, enquanto as moderadas e severas mostraram uma tendência crescente. A maioria das lesões ocorreu no verão, sendo a taxa de lesões durante o treinamento significativamente maior do que durante a competição. As causas das lesões são diferentes em diferentes faixas etárias.

Conclusão:

Os jovens jogadores de futebol escolar são propensos a lesões esportivas no processo esportivo, sendo necessárias as medidas preventivas específicas para evitar que essas lesões causem os efeitos adversos nos jovens jogadores. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Jovens; Futebol; Lesões do Esporte

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br