RESUMO
Introdução:
O objetivo do currículo de educação física é melhorar o nível dos alunos, beneficiando o desenvolvimento da saúde física e mental. Atualmente, o currículo original de educação física não atende às exigências específicas das alunas atuais, necessitando passar por uma nova etapa de reestruturação em seu desenvolvimento.
Objetivo:
Analisar os impactos do treinamento de ginástica sobre a aptidão física das estudantes universitárias.
Métodos:
Selecionou-se 86 estudantes universitárias que elegeram o curso optativo de ginástica. As voluntárias foram divididas em grupo experimental (n=43) e controle (n=43). Enquanto o controle realizava o treinamento básico, o grupo experimental realizou um treinamento de aeróbica segundo um protocolo estabelecido. O experimento de 60 minutos diários, foi realizado duas vezes por semana durante 18 semanas. Dados relacionados à composição corporal e desempenho físico funcional foram coletados antes e após a intervenção e uma análise comparativa foi realizada com software estatístico.
Resultados:
O grupo experimental apresentou ganhos consideráveis, a taxa de gordura corporal diminuiu de 27.99 para 26.25; a capacidade vital aumentou 15.13%; e o desempenho de força máxima em um minuto aumentou 15.02%.
Conclusão:
De acordo com os resultados apresentados, o treinamento de ginástica apresentou efeitos significativos na melhoria da aptidão física das estudantes universitárias. O seu exercício constante também tem o potencial de melhorar o tônus muscular da cintura pélvica e do abdômen. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Ginástica; Aptidão Física; Educação Física e Treinamento; Estudantes