Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO COM ESCADA NA MOBILIDADE DOS ATLETAS DE VOLEIBOL

RESUMO

Introdução:

O movimento dos passos no voleibol é uma habilidade fundamental que os praticantes de voleibol devem dominar, sendo a base da sustentação de todas as demais técnicas desse esporte.

Objetivo:

Explorar o efeito do treinamento de escada sobre a mobilidade dos jogadores de voleibol do ensino médio.

Métodos:

Vinte jogadores de voleibol masculino com idade entre 16 a 17 anos do ensino médio foram selecionados como voluntários experimentais. Divididos aleatoriamente em grupo experimental e controle, 10 indivíduos em cada grupo, receberam uma intervenção de treinamento por 8 semanas, sendo acrescido ao grupo experimental o treinamento em escada.

Resultados:

Ambos treinamentos resultaram apresentaram efeitos positivos na melhoria da capacidade e velocidade de movimento, podendo efetivamente melhorar a capacidade de velocidade de movimento dos atletas.

Conclusão:

Através do treinamento sistemático por escada, o tempo de condução excitatória no arco reflexo dos atletas foi reduzido significativamente, levando a uma resposta mais rápida a vários estímulos de sinal, aproximando o sistema nervoso central dos atletas a um estado mais preparado para a prática esportiva. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Exercício Físico; Voleibol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br