Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO ESPORTE DE ORIENTAÇÃO SOBRE A RESISTÊNCIA FÍSICA DOS ESTUDANTES

RESUMO

Introdução:

No esporte de orientação, o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola, usando a própria natureza como campo de jogo. Essa atividade acompanha o homem desde a sua origem e, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar-se uma atividade física e intelectual ao ar livre, com o potencial de promover os a resistência aeróbica dos estudantes universitários.

Objetivo:

Estudar o efeito do esporte de orientação sobre a resistência física dos estudantes universitários.

Métodos:

Através do método de pesquisa experimental, 30 estudantes universitários de diferentes áreas de habilitação foram tomados como objetos de pesquisa, os índices fisiológicos de cada grupo foram medidos e o efeito do esporte sobre a função cardiopulmonar e resistência aeróbica dos estudantes universitários e seu mecanismo fisiológico foram discutidos.

Resultados:

Os estudantes universitários de orientação que se dedicam ao treinamento esportivo há muito tempo e as disciplinas de educação física têm função cardiopulmonar e resistência aeróbica significativamente melhores do que os estudantes universitários comuns em graus variados.

Conclusão:

O esporte de orientação demonstrou um efeito positivo sobre a resistência física dos estudantes, aumentando seus índices cardiopulmonares e de resistência aeróbica. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Estudantes; Resistência Física; Educação Física e Treinamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br