Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE FORÇA DO CENTRO ABDOMINAL EM JOVENS ESTUDANTES

RESUMO

Introdução:

Estudos recentes apontam que o treinamento de força com carga possa ajudar os atletas a aumentarem sua força substancialmente, enquanto o treinamento de força com carga moderada possa melhorar a capacidade de coordenação motora.

Objetivo:

Investigar a situação atual do treinamento de força do centro abdominal nos jovens, levantando os problemas atuais.

Métodos:

Selecionou-se os estudantes de uma determinada província para a investigação. Foram executados testes, comparações e análises de resultados sobre a força do centro abdominal dos exercícios praticados nas escolas esportivas, afim de viabilizar um melhor suporte para o treinamento amador. Foi utilizado o Teste de Ponte Abdominal Octopole de Força utiliza o método de superar o próprio peso.

Resultados:

Os rapazes responderam por 59,04% da força do centro abdominal, enquanto as meninas responderam por apenas 22,50% com a maioria delas em seu nível médio de 40,00%. A proporção de meninas com notas baixas também é maior (26,25%), nos rapazes a proporção deficiente é de 8,77%.

Conclusão:

Há uma diferença significativa na força do centro abdominal dos estudantes. A expectativa de uma diferença entre estudantes do sexo masculino e feminino não ser muito grande contrastou-se com a realidade, sugerindo que as meninas precisem prestar atenção ao treinamento da força do centro abdominal durante o treinamento. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Centro Abdominal; Treinamento de Força; Estudantes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br