Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE O CONTROLE CORPORAL EM JOGADORES DE GOLFE

RESUMO

Introdução:

O golfe é um esporte de alta precisão que requer excelentes habilidades manuais e coordenação motora. Estes requisitos são essenciais para determinar o nível de balanço de um jogador e, consequentemente, o seu desempenho esportivo.

Objetivo:

Investigar o impacto do controle corporal dos atletas no desempenho do golfe.

Métodos:

Para estudar o movimento tridimensional dos jogadores de golfe na China, foram utilizadas as teorias e técnicas relevantes da biomecânica do esporte sobre 12 voluntários praticantes de golfe. A correção e a análise em tempo real da amostragem foram realizadas utilizando a tecnologia de análise dinâmica da APAS. Este artigo usa o método DLT para analisar a localização espacial de cada ponto tridimensionalmente. O programa SPSS15.0 foi usado para processamento estatístico e triagem dos resultados nos testes. As estatísticas são apresentadas como valores médios e padrão.

Resultados:

A correlação entre o centro de gravidade dos golfistas no acerto e na taxa de movimento no balanço foi evidenciada. A velocidade obtida pela raquete no momento da tacada da bola está relacionada ao ângulo de inversão do quadril do golfista.

Conclusão:

Um centro de gravidade inferior do corpo é benéfico para melhorar a eficiência da tacada de golfe. Manter o corpo em equilíbrio é a chave para dominar a batida e a aceleração da raquete. Quando o atleta realiza a tração reversa, a energia que ele recebe também aumenta, evidenciando a necessidade de um treinamento específico para promover o equilíbrio corporal do esportista. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Golfe; Atletas; Comportamento Competitivo; Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br