RESUMO
Introdução:
Nos jogos de hóquei no gelo, o desempenho da equipe é influenciado por vários fatores contextuais, e entender os estilos de jogo permite revelar como os principais indicadores de desempenho variam em diferentes situações.
Objetivo:
Esta pesquisa tem como objetivo explorar os estilos de jogo das equipes de hóquei no gelo de elite e identificar aspectos-chave de desempenho em diferentes estilos de jogo e a diferença do resultado final.
Métodos:
O desempenho de partida de 31 equipes da National Hockey League durante 1271 partidas foi analisado e comparado, considerando o estilo de jogo e a diferença de gol final.
Resultados:
A análise de componentes principais retornou 8 componentes de desempenho, descrevendo os estilos técnico-táticos das equipes. A análise subsequente revelou que houve diferença significativa entre três resultados de jogo em estado desfavorável, penalidades principais, habilidade de manter a posse do disco, habilidade de defender o lance e desempenho agressivo (p<0,001; = 0,007-0,273).
Conclusão:
As equipes de classificação mais alta que venceram os jogos em desequilíbrio numérico de jogadores apresentaram melhor desempenho na habilidade de defender o lance e no desempenho agressivo. As equipes de classificação mais baixa, que perderam em jogos desequilibrados, mantiveram menos posse do disco e tiveram maior probabilidade de ficar com um jogador a menos (p <0,05, ES = 0,131-1,410). O estudo demonstra como os estilos de jogo podem ser usados para contextualizar os principais determinantes dos jogos de hóquei no gelo. Nível de Evidência I; Estudos Terapêuticos Investigação dos Resultados do Tratamento.
Descritores:
Atletas; Hóquei; Desempenho Atlético; Análise de Componente Principal