Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO ATLETISMO NA COMPOSIÇÃO MUSCULAR E EQUILÍBRIO DE ESTUDANTES

RESUMO

Introdução

A qualidade física dos estudantes universitários decresce anualmente, sendo um problema que deve ser ponderado pelos professores de educação física. O atletismo pode exercitar integralmente a musculatura corporal além de melhorar as habilidades físicas e psicológicas dos jovens universitários.

Objetivo

Analisar a influência do atletismo na composição muscular e no equilíbrio hemodinâmico dos estudantes.

Métodos

Em uma determinada universidade foram selecionados 70 voluntários aleatoriamente divididos em classe experimental e controle, com 35 alunos cada. A classe experimental elegeu um curso de ginástica, enquanto a classe de controle realizou atividades de atletismo representados pela corrida.

Resultados

Sob aumento contínuo da duração e intensidade do exercício, os atletas começaram a passar gradualmente do exercício aeróbico para o anaeróbico, de modo que a saturação de oxigênio muscular diminuiu gradualmente. A capacidade de equilíbrio dinâmico dos alunos da classe experimental foi muito aprimorada comparativamente a da classe de controle, atingindo um estado equilibrado.

Conclusão

O programa de atletismo proposto neste artigo pode promover o ajuste da saturação de oxigênio no sangue dos atletas, aumentar a capacidade de fornecimento de oxigênio muscular e a resistência ao exercício, promovendo integralmente o progresso da aptidão física nos alunos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Atletismo; Composição Corporal; Homeostase

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br