Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO AGUDO DO TESTE DE VELOCIDADE SOBRE A TEMPERATURA DA PELE DE JOGADORAS DE FUTEBOL DE ELITE

RESUMO

Introdução

A termografia infravermelha tem sido empregada em diversas áreas, principalmente no treinamento esportivo e especificamente no futebol.

Objetivos

Os objetivos do estudo foram verificar o efeito agudo da aplicação de um teste de velocidade de deslocamento sobre a temperatura da pele de atletas de futebol feminino de elite, as assimetrias térmicas pré e pós-teste e comparar respostas nas regiões anterior e posterior de membros inferiores.

Métodos

Estudo de caráter transversal, que avaliou 17 jogadoras de futebol do Campeonato Brasileiro em 2018. Elas foram submetidas à termografia antes e 10 minutos depois da realização do teste de velocidade de deslocamento. Foram coletadas imagens termográficas por meio de um termovisor FLIR®, modelo E8, e analisadas as alterações da temperatura da pele, na região anterior e posterior dos membros inferiores, de acordo com as áreas de interesse. Foi realizada a estatística descritiva e para análise, foram usados média e desvio padrão da temperatura das áreas pretendidas. Verificou-se normalidade dos dados e, em seguida, o teste t de Student para amostras normais pareadas e independentes e o teste de Mann-Whitney, para amostras não normais, adotando-se p < 0,05 para nível de significância.

Resultados

Foi possível observar que depois do teste houve aumento da temperatura da pele em todas as regiões analisadas, tanto no lado dominante quanto no não dominante (p < 0,05). Com relação à análise da região anterior, foi possível observar maior temperatura (p < 0,05) na região dos músculos tibiais quando comparados com os músculos da região do quadríceps.

Conclusão

Conclui-se que a termografia auxilia o entendimento das respostas térmicas de membros inferiores depois da aplicação do teste de velocidade de deslocamento. O estudo demonstra que a avaliação termográfica pode orientar a organização da sessão de treinamento quando há aplicação prévia de testes motores e na detecção de sobrecargas anormais, auxiliando na prevenção de lesões. Nível de evidência IV; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Termografia; Mulheres; Controle; Treinamento físico; Futebol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br