Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE SOBRE A APTIDÃO FÍSICA NO HANDEBOL

RESUMO

Introdução:

O handebol é um esporte competitivo que tem altas exigências quanto à aptidão física de seus atletas sendo o exercício físico uma demanda para a melhoria contínua da qualidade de seus praticantes.

Objetivo:

Explorar o efeito do treinamento intervalado de alta intensidade sobre a aptidão física em jovens jogadores de handebol.

Métodos:

Neste artigo, 46 jovens jogadores de handebol foram aleatoriamente selecionados para a pesquisa. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos diferentes: o grupo experimental e o grupo de controle. O grupo de controle realizou principalmente exercícios físicos regulares. Enquanto o grupo experimental realizou um protocolo com treinamentos intervalados de alta intensidade. Ambos os grupos foram submetidos a um teste de aptidão básica antes e depois do experimento. Todos os dados experimentais foram analisados estatisticamente e discutidos.

Resultados:

Após 12 semanas de intervenção experimental, o grupo experimental mostrou diferenças significativas em três itens, a saber: sensibilidade de reentrada, salto vertical e salto em posição longa (P<0,05). Na comparação entre os grupos, as pontuações no impulso reto e no salto à distância também foram significativas (P<0,05).

Conclusão:

O treinamento intervalado de alta intensidade mostrou-se eficaz para o aprimoramento da aptidão física dos jovens jogadores de handebol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Adolescente; Atletas; Condicionamento Físico Humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br