Acessibilidade / Reportar erro

CAPACIDADE CARDIOPULMONAR SOB O TREINAMENTO DA CORRIDA DE RESISTÊNCIA

RESUMO

Introdução

Inversamente a uma vida material cada vez mais rica, a qualidade física das pessoas chinesas encontra-se em um declínio constante. O esporte mais conveniente e com grande impacto no sistema cardiopulmonar é a corrida de resistência. Ela tornou-se uma forma de atividade massiva promotora da aptidão física.

Objetivo

Explorar a relação entre a eficiência do treinamento da corrida de resistência física e a função da capacidade cardiopulmonar.

Métodos

320 voluntários masculinos e femininos foram treinados na corrida de resistência. O grau de carga foi ajustado segundo a experiência na corrida de resistência pelo gradiente da esteira ergométrica. Os sujeitos do grupo experimental e controle exercitaram-se durante 30 minutos e parâmetros como a frequência cardíaca em repouso, a frequência cardíaca máxima e a capacidade pulmonar máxima dos sujeitos foram registradas antes e após a intervenção.

Resultados

O prolongamento da duração da corrida de resistência e sua carga são benéficos para melhorar o nível de capacidade cardiopulmonar.

Conclusão

Há uma correlação positiva entre a eficiência do treinamento da corrida de resistência e a promoção da capacidade cardiopulmonar. Portanto, o aumento adequado da carga e do tempo de duração da corrida de resistência é benéfico para promover a capacidade cardiopulmonar dos indivíduos e melhorar o índice de aptidão física geral da população. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Corrida; Teste de Esforço; Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br