Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DO TREINO DO CORE NO DESEMPENHO DE ATLETAS NA CORRIDA DE LONGA DISTÂNCIA

RESUMO

Introdução:

Corredores de longa distância não podem alcançar efeitos de treinamento apenas contando com os treinos de resistência de velocidade. Os exercícios de treino do core melhoram significativamente a estabilidade que permite um aprendizado da técnica com eficiência superior do movimento. Para isso, são considerados vários fatores que afetam o desenvolvimento das habilidades especiais dos atletas, destacando seus principais pontos fortes e trabalhando nas características intermediárias.

Objetivo:

Verificar os impactos do treino do core no desempenho de atletas na corrida de longa distância.

Métodos:

Este artigo teve a participação de 18 corredores de média distância como voluntários para a pesquisa. Foi examinado o condicionamento físico dos atletas e o desempenho atlético antes e depois dos treinos. As análises estatísticas nos indicadores dos grupos experimentais e de controle foram analisadas com base no teste-T.

Resultados:

Houve diferenças significativas na resistência, elasticidade muscular essencial, força do core, potência explosiva e estabilidade (P<0,05); os resultados mostraram que as diferenças na estabilidade do núcleo entre as pernas esquerda e direita do grupo experimental foram significativas (P<0,05).

Conclusão:

O exercício de força do core é mais propício ao exercício de um grupo miocárdio em exercícios de média e longa distância do que o exercício de força convencional. Exercícios de força do core podem compensar a falta de força regular. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Atleta; Corrida de Maratona; Esporte; Treinamento de Força

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br