Acessibilidade / Reportar erro

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA MÉDICA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR DE MULHERES

RESUMO

Introdução:

Vários estudos demonstram que baixa atividade física tem gradualmente se tornado um fator de risco independente para doenças crônicas como mortalidade geral e doenças cardiovasculares.

Objetivo:

Examinamos mulheres que praticam diferentes atividades físicas para observar fatores de risco cardiovascular através de questionários e a condução de exames de saúde. Esta pesquisa pode fornecer uma base teórica para os cuidados com a saúde da mulher.

Métodos:

O presente estudo avaliou o nível de atividade física, os fatores de risco cardiovascular e a função cardiopulmonar de mulheres entre 40 e 49 anos de idade, em um cenário urbano. Testamos os indicadores fisiológicos básicos das voluntárias, assim como o açúcar no sangue, lipídios no sangue, pressão sanguínea etc.

Resultados:

Mulheres que praticam muita atividade física apresentam IMC e porcentagem de gordura corporal mais baixos. Seus indicadores fisiológicos eram mais saudáveis do que aqueles de mulheres com baixa atividade física.

Conclusão:

Programas de educação física têm um efeito importante na melhoria do preparo físico do corpo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Exercício físico; Reabilitação Cardíaca; Glicemia; Hipertensão

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br