Acessibilidade / Reportar erro

CONSEQUÊNCIAS DO TREINAMENTO DE FORÇA NOS MEMBROS INFERIORES SOBRE A CAPACIDADE DE SALTO EM ATLETAS DE ARTES MARCIAIS

RESUMO

Introdução:

A arte marcial chinesa tem uma ampla e profunda história, e seus passes de rotina são uma apresentação artística em particular. Nas exibições, a coreografia com saltos é bastante apreciada. Empiricamente, acredita-se que o fortalecimento adicional de membros inferiores possa promover melhores resultados nas apresentações, porém não há relatos na literatura científica sobre tal afirmação.

Objetivo:

Verificar as consequências do treinamento de força nos membros inferiores sobre a capacidade de salto em atletas de artes marciais.

Métodos:

30 atletas de primeira e segunda linha da equipe profissional feminina do Wushu Sports Management Center e do Sports Bureau foram selecionadas como voluntárias para a pesquisa experimental. O experimento teve duração de três meses. Foram detalhadas as características do desenvolvimento e alteração da força de cada grupo muscular na articulação do joelho do membro inferior das atletas durante o treino experimental, e foram encontrados os meios comumente utilizados de treino de força dos membros inferiores.

Resultados:

No treino de força, os melhores meios encontrados foram saltar passos e alterar rapidamente de direção. O coeficiente de correlação entre salto e força foi de 0,75.

Conclusão:

Após o experimento, o torque máximo e a potência média dos grupos musculares do joelho dos membros inferiores dos três grupos experimentais aumentaram em diferentes faixas, o que mostra que a qualidade de força da articulação do joelho das atletas aumentou durante o treino sugerido. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Extremidade Inferior; Artes Marciais; Desempenho Físico Funcional

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br