Acessibilidade / Reportar erro

TESTE DE MELHORIA DE CONCENTRAÇÃO PARA ATLETAS EM TREINO DE TIRO COM ARCO

RESUMO

Introdução:

Há uma correlação entre o desempenho na competição com a concentração nos atletas arqueiros competidores. É um tema essencial na academia para melhorar o desempenho dos arqueiros a crença de que esse objetivo pode ser alcançado aumentando a sua concentração. Estudos sobre a concentração e o relaxamento no treinamento de arco e flecha mostraram indicadores eficazes para avaliar a intensidade do treinamento e a cognição do atleta, porém ainda não há um consenso científico.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da concentração sobre o esporte de arco e flecha tradicional e o desempenho do atleta durante a competição.

Métodos:

Foram selecionados 20 arqueiros tradicionais como voluntários de pesquisa. Estes foram submetidos a uma bateria de testes biométricos, incluindo um sistema EEG para realizar testes em grupo. Realizou-se um teste qui-quadrado sobre os dados de concentração e relaxamento. Os resultados foram analisados segundo a influência dos dois fatores acima no desempenho dos atletas. Paralelamente, este artigo analisou a relação entre o grau de relaxamento e o desempenho dos arqueiros.

Resultados:

Houve correlação positiva entre a concentração e o desempenho. Atletas mais focados realmente têm melhor desempenho. Os dados foram estatisticamente significativos (P<0,05). Há uma correlação positiva entre relaxamento e desempenho. Os dados foram estatisticamente significativos (P<0,05).

Conclusão:

Os resultados deste artigo evidenciam que tanto a concentração quanto o relaxamento podem ajudar a melhorar o desempenho dos arqueiros. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Atletas; Esportes; Atenção

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br