Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODOS CLÍNICOS PARA DIAGNÓSTICO DE DISTÚRBIOS MUSCULARES DURANTE LONGOS PERÍODOS DE PRÁTICA DO BASQUETEBOL

RESUMO

Introdução

Há muitos inconvenientes no esporte, sendo um dos principais problemas as lesões.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da prática prolongada do basquetebol e as lesões esportivas associadas sobre os indicadores eletrofisiológicos sobre o estado funcional do aparelho neuromuscular em atletas especializados.

Métodos

Foi realizado um estudo no qual 14 jogadores de basquetebol participaram voluntariamente: 7 jogadores de basquete de 17 a 23 anos com qualificações esportivas da primeira categoria, relativamente saudáveis, com histórico de lesões no joelho e tornozelo; e 7 não-atletas sem histórico de lesões. Métodos psicofisiológicos e eletrofisiológicos foram utilizados para o estudo, que foram desenvolvidos para diagnosticar a força e resistência, mensurando a dinâmica rítmica nos movimentos das mãos, avaliando a mobilidade dos processos neurais, assim como o estado funcional do sistema nervoso central e os processos nervosos no sistema nervoso central.

Resultados

Foi estabelecido que o treinamento esportivo regular leva a mudanças morfológicas e funcionais no sistema neuromuscular.

Conclusão

Devido as repetidas lesões, os jogadores de basquetebol experimentam uma diminuição da velocidade de condução do pulso elétrico no trajeto das fibras neurais e do nível de excitabilidade reflexa no conjunto neuronal motor dos segmentos lombossacrais da medula espinhal que inervam os músculos bilaterais dos membros inferiores. Além disso, notou-se um enfraquecimento da resistência do sistema nervoso, mobilidade dos processos nervosos, deterioração do estado funcional do sistema nervoso central e dos analisadores. Evidência nível II; Estudos terapêuticos – pesquisa de resultados.

Lesões dos Tecidos Moles; Sistema Musculoesquelético; Estimulação Elétrica; Atleta; Músculos

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br