Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE A HOMEOSTASE DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE BASQUETEBOL, SEGUNDO AS DIFERENÇAS DE GÊNERO

RESUMO

Introdução

Um dos principais problemas da fisiologia do basquetebol moderno é manter o alto desempenho e melhorar a condição física de seus jogadores. As alterações na condição funcional do atleta ocorrem como resultado da transição do sistema fisiológico do repouso ao estresse e fadiga, e à regeneração.

Objetivo

Elucidar o efeito da atividade física sobre a homeostase dos atletas, de acordo com as diferenças de gênero.

Métodos

Foram aplicados os métodos de análise e síntese, análise comparativa, modelagem e análise lógica.

Resultados

Foram atribuídos fatores positivos e negativos da influência da atividade física na homeostase elementar dos jogadores profissionais de basquetebol, dependendo das diferenças de gênero, também foram caracterizados os princípios de seleção do conteúdo da atividade física e as bases metodológicas da aplicação para utilização de programas de treinamento de jogadores profissionais de basquetebol.

Conclusão

Os resultados deste estudo mostraram a necessidade de controlar a homeostase elementar corporal dos atletas de basquetebol, suas alterações nas condições de esforço físico, considerando as características pessoais e diferenças de gênero. Evidência nível II; Estudos terapêuticos – pesquisa de resultados.

Basquetebol; Metodologias de Avaliação de Riscos; Educação Física e Treinamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br