Acessibilidade / Reportar erro

ÍNDICES DE APTIDÃO FÍSICA NOS ATLETAS DE GINÁSTICA RÍTMICA

RESUMO

Introdução:

A ginástica rítmica utiliza o corpo como uma ferramenta de expressão e beleza coreografada. Os atletas utilizam vários movimentos corporais e belas vozes para criar um esporte de competição que combina tecnologia e arte. Esse conjunto de desempenho esportivo de alto nível é resultado de muito treinamento de aptidão física direcionado. Ainda assim, o esporte carece de pesquisas relacionando a aptidão física às dificuldades das novas regras vigentes.

Objetivo:

Este artigo explora as diferenças coreográficas da ginástica rítmica sob as diferentes regras atuais. As diferenças na aptidão física corporal dos atletas também são avaliadas.

Métodos:

Os índices de aptidão física de 120 ginastas rítmicos foram avaliados por um método desenvolvido que englobou a parte superior do corpo, o tronco e os membros inferiores. Também se efetuou uma análise geral das características de organização do movimento dos ginastas rítmicos chineses. Munidos desses dados, adotou-se o método de estatística matemática para realizar pesquisas empíricas.

Resultados:

Os 10 segundos de salto em distância, salto em pé, elevações, prancha e outros 10-s de desempenho nos atletas de elite foram significativamente mais expressivos do que nos dos atletas comuns (P<0,01). No teste de elevação, os atletas de elite foram significativamente melhores do que os atletas comuns (P<0,01). Houve uma diferença significativa entre atletas de elite e atletas comuns no suporte de prancha (P<0,05). Não houve diferença significativa nas pontuações individuais restantes.

Conclusão:

O período crítico do desenvolvimento dos membros superiores dos ginastas rítmicos está significativamente defasado em comparação com os membros inferiores. O arranjo artístico da ginástica rítmica demonstrou-se fundamental para a sua boa apresentação. As inovações e mudanças diversificadas evidenciaram um avanço na ginástica rítmica que deve ser absorvido pelos esportistas visando melhores resultados competitivos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Ginástica; Atletas; Treinamento de Força; Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br