RESUMO
Introdução:
Os métodos de treinamento que aumentam a força muscular têm importante efeito no basquete.
Objetivos:
Este estudo foi planejado para investigar o efeito de um programa de treinamento pliométrico resistido de 12 semanas sobre a força muscular isocinética em jovens jogadores de basquete.
Métodos:
Trinta e cinco atletas do sexo masculino que faziam treinamento regular de basquete foram designados randomicamente a um de três grupos: grupo controle (C), grupo exercícios pliométricos (P) e grupo exercícios pliométricos resistidos (PR). Todos os jogadores participavam do programa de treinamento de basquete padrão 5 dias por semana durante 12 semanas. Enquanto o grupo controle realizou apenas o treinamento de basquete padrão, o grupo P teve pliometria e o grupo PR teve um programa de exercícios pliométricos resistidos 3 dias por semana. A altura do salto vertical e a força muscular isocinética a 60o/s, 180o/s e 300o/s foram medidas no início e no final do estudo.
Resultados:
Os programas de treinamento pliométrico e pliométrico resistido não alteraram o desempenho do salto vertical. No entanto, a força muscular isocinética aumentou em todos os ângulos nos grupos P e PR.
Conclusão:
Os programas de treinamento pliométrico e pliométrico resistido aplicado por 12 semanas têm efeito positivo sobre a força muscular de jovens jogadores de basquete. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados de tratamento.
Descritores:
Basquete; Dinamômetro de força muscular; Treinamento; Performance atlética; Adolescente