Acessibilidade / Reportar erro

A ESTABILIDADE DA QUALIDADE PSICOLÓGICA DOS ATLETAS EM GRANDES JOGOS DE BASQUETEBOL

RESUMO

Introdução

Os atletas passam por desgastes psicológicos durante as fases de competição e devemos atentar-nos ao treinamento da qualidade física dos atletas, além do exercício da qualidade psicológica do atleta.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a qualidade psicológica dos jogadores de basquetebol e o desempenho no jogo.

Métodos

Jogadores de basquetebol se voluntariam para o experimento com a escala de “Teste dos Dezesseis Fatores de Personalidade” compilada pelo psicólogo americano R.B Cartel para realizar um questionário de pesquisa. O método de estatística matemática para analisar os dados dos resultados da pesquisa.

Resultados

Houve diferenças significativas entre os atletas quanto a atenção interna ampla e as imagens de atenção (P<0,05). A tenacidade, autocontrole, decisão e autoconfiança dos jogadores de basquetebol analisados encontram-se no nível médio-alto.

Conclusão

Há uma correlação positiva entre a qualidade psicológica dos jogadores de basquetebol e o seu desempenho atlético. Os jogadores de basquetebol precisam desenvolver autocontrole e superar barreiras psicológicas durante o jogo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores
Basquetebol; Atleta; Condicionamento Psicológico; Comportamento competitivo

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br