Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE FORÇA DO CENTRO ABDOMINAL EM HALTEROFILISTAS

RESUMO

Introdução:

A elevação de pesos exige capacidade muscular, força e determinação. O treinamento de força para halterofilistas estimula o sistema nervoso e promove a hipertrofia muscular. Sendo o treinamento de força é o ponto mais importante no treino dos halterofilistas.

Objetivo:

Explorar os efeitos do treinamento de força do centro abdominal sobre a aptidão física dos halterofilistas.

Métodos:

26 halterofilistas foram selecionados por amostragem aleatória. Os atletas participaram do treinamento físico durante 26 semanas. A aptidão física dos atletas foi medida antes e depois do treinamento. Entre os testes estão o teste y-Balance, exercícios de estabilidade e força do centro abdominal. Após cada treinamento, os jogadores utilizaram rolos de espuma e bolas de beisebol para o treinamento de recuperação. Após a conclusão do experimento, os dados foram analisados por estatísticas matemáticas.

Resultados:

A estabilidade do membro inferior esquerdo dos halterofilistas foi melhor do que o direito na direção Ans; nas três direções, houveram diferenças ipsilaterais extremamente significativas antes e depois do experimento(P<0,05). Houve uma diferença muito significativa entre o nível e o super nível dos membros superiores do ipsilateral dos atletas (P<0,05).

Conclusão:

Halterofilistas que praticaram exercícios de força do centro abdominal melhoraram significativamente a estabilidade dinâmica dos membros inferiores. A estabilidade do movimento dos membros superiores dos jovens halterofilistas masculinos é mais simétrica durante o exercício de força do centro abdominal. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Centro Abdominal; Força Muscular; Aptidão Física; Levantamento de Peso

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br