Acessibilidade / Reportar erro

CONTROLE DE LESÕES ARTICULARES EM GINASTAS AERÓBICOS

RESUMO

Introdução

Danos articulares são um problema comum nos atletas de ginástica aeróbica devido às particularidades desse esporte. Portanto, o método de controle e prevenção de lesões articulares dos atletas tornou-se um foco importante das pesquisas atuais.

Objetivo

Estudar um protocolo de prevenção pós-treino para lesões articulares em ginastas aeróbicas.

Métodos

O experimento durou 8 semanas, nas quais 10 atletas do grupo de controle executaram um protocolo de recuperação por alongamento tradicional, enquanto o grupo experimental realizou o treinamento de reabilitação através de um treino com suspensão previamente definido. A estabilidade e flexibilidade das articulações lombares e tornozelos dos atletas foram registradas e comparadas antes e depois do início do treinamento experimental.

Resultados

O treinamento em suspensão proposto neste trabalho pode otimizar os parâmetros de equilíbrio estático das articulações dos atletas, melhorando a estabilidade e promovendo o controle das lesões articulares.

Conclusão

O esquema proposto neste trabalho pode ajudar os atletas a controlarem as lesões articulares, melhorar a disfunção do sistema musculoesquelético, reduzir a interferência de lesões esportivas e ajuda-los a obter um desempenho melhor em campo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Ginástica; Traumatismos em Atletas; Terapia por Exercício

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br