RESUMO
Introdução:
O treinamento de força visa a melhorar a aptidão física de um atleta melhorando suas habilidades de equilíbrio, movimento e agilidade. Os boxeadores devem ter uma atenção complementar na força do centro abdominal, área fundamental para as habilidades pugilistas.
Objetivo:
Examinar os efeitos do treinamento de força do centro abdominal sobre o pugilismo em boxeadores.
Métodos:
Foram selecionados dez boxeadores profissionais voluntários. Todos passam por três meses de treinamento de força do centro abdominal sob protocolo descrito. O índice de qualidade esportiva dos atletas foi estudado com a utilização de estatísticas matemáticas.
Resultados:
Após 3 meses de treinamento de força do centro abdominal, o resultado de teste físico foi significativamente superior (P<0,01). Embora nos 400 metros de corrida, treinamento com saco de areia e pontuação de corrida em intervalos fossem mais altos do que aqueles antes do treinamento, a diferença não foi significativa (P>0,05).
Conclusão:
Exercícios de força do centro abdominal melhoram a massa corporal de um atleta do boxe e o nível de seu pugilismo. É indicado aos atletas um complemento com fortalecimento do centro abdominal durante o exercício regular. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Treinamento de Força; Centro Abdominal; Boxe; Atletas