Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO EXERCÍCIO DE RESISTÊNCIA SOBRE A SAÚDE FÍSICA DE MULHERES DE MEIA-IDADE E IDOSAS

RESUMO

Introdução:

Diversos métodos de treinamento esportivo são aplicados para melhorar a saúde física de pessoas de meia-idade e idosas. Dentre os emergentes está o exercício de resistência, apesar de pouca evidência sobre seus efeitos neste grupo populacional.

Objetivo:

Explorar os efeitos do exercício de resistência na promoção da saúde muscular e na redução do risco cardiovascular em pessoas de meia-idade e idosas.

Métodos:

Foi realizado um questionário sobre o nível de saúde muscular e fatores de risco cardiovascular de 100 mulheres de meia-idade e idosas. Um total de 20 mulheres de meia-idade e idosas foram selecionadas aleatoriamente como participantes, e o grupo experimental realizou treinamento com exercícios resistidos, enquanto o grupo controle realizou treinamento com exercícios simples.

Resultados:

Nos indicadores de saúde muscular do grupo experimental, o IMC diminuiu 0,3%, a gordura corporal diminuiu 1,3%, a relação cintura/quadril diminuiu 0,01, a gordura diminuiu 1,7 kg, o peso magro aumentou 2,8 kg, e a proteína diminuiu 0,9 kg. As mudanças nos indicadores de saúde cardiovascular no grupo experimental foram maiores do que as do grupo de controle.

Conclusão:

O exercício de resistência pode efetivamente melhorar a saúde muscular em mulheres de meia-idade e idosas, reduzindo o risco cardiovascular. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento de Força; Pessoa de Meia-Idade; Idoso; Condicionamento Físico Humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br