Acessibilidade / Reportar erro

VALORES DE REFERÊNCIA PARA O EQUILÍBRIO EM IDOSAS FISICAMENTE ATIVAS

RESUMO

Introdução

O equilíbrio corporal é considerado um dos fatores importantes relacionados a quedas, qualidade de vida e independência, o que torna importante sua avaliação.

Objetivo

Estabelecer valores de referência dos testes de equilíbrio para idosas que praticam atividade física em diferentes faixas etárias.

Métodos

A amostra foi composta por 192 idosas entre 60 e 79 anos que praticam atividades físicas e realizaram os seguintes testes: Timed Up and Go (TUG), Apoio Unipodal (AU), Sentar e Levantar cinco vezes (SL5), Alcance Funcional (AF) e Tandem Test (TT). Foi realizada estatística descritiva (análise de percentil) e teste U de Mann-Whitney.

Resultados

Observou-se que para as mulheres de 60 a 69 anos terem seu equilíbrio “bom”, devem ter resultados inferiores a 5,7 segundos no TUG; atingir a marca de 30 segundos no AU; realizar o SL5 em menos de 8,5 segundos e apresentar resultado superior a 35,5 cm no AF. Para as mulheres de 70 a 79 anos terem equilíbrio “bom”, devem apresentar resultados inferiores a 5,9 segundos no TUG; atingir 30 segundos no AU; realizar o SL5 em menos de 8,5 segundos e apresentar resultado superior a 33 cm no AF. No TT, a maioria das idosas praticantes de atividade física atingiu o efeito máximo.

Conclusão

Verificou-se que os resultados encontrados neste estudo são semelhantes ou superiores aos da literatura. Não se recomenda a utilização do TT para idosas fisicamente ativas por causa do pouco poder discriminativo para esse grupo. Nível de evidência III; Estudo de pacientes não consecutivos; sem padrão de referência “ouro” aplicado uniformemente.

Equilíbrio postural; Idoso; Atividade motora

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br