RESUMO
Introdução:
Houveram dificuldades no processo de ensino de cursos on-line durante o período da COVID-19, principalmente devido às particularidades do esporte, exigindo atividades e treinamentos físicos para um bom aproveitamento.
Objetivo:
Explorar a concepção do currículo de educação física universitária on-line e as necessidades de exercícios em casa pelos estudantes universitários durante a incidência do COVID-19.
Métodos:
Adotou-se a forma de questionário e experimentos, respectivamente, para 544 estudantes e 5 professores voluntários à investigação. Os questionários foram classificados e analisou-se estatisticamente os dados obtidos a partir do questionário.
Resultados:
Os resultados da investigação mostram que 40,26% dos estudantes universitários se exercitam entre 60 a 90 minutos, 23,53% entre 30 a 60 minutos, 21,51% entre 90 a 120 minutos, e 10,48% entre 0 a 30 minutos diariamente. Apenas 4,23% dos estudantes universitários informaram exercitarem-se por mais de 120 minutos todos os dias. Além disso, os impactos pelo exercício com o ensino on-line são melhores do que o procedimento verificado nos estudantes com exercícios independentes.
Conclusão:
Os professores de educação física devem adaptar os programas de esportes domésticos relacionados aos estudantes de acordo com as necessidades reais da situação e da disposição de equipamentos locais, para que os estudantes universitários não se limitem em seus ambientes domésticos, melhorando o efeito de ensino nos cursos de educação física universitária on-line. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
COVID-19; Educação à Distância; Educação Física e Treinamento; Quarentena