Acessibilidade / Reportar erro

CORRELAÇÃO ENTRE LOCAL E CAUSA DE LESÕES EM JOGADORES DE TÊNIS

RESUMO

Introdução

O tênis é um esporte de rede que exige força, resistência, agilidade, velocidade, habilidade e outras demandas físicas dos participantes. Os atletas de tênis estão sujeitos a lesões em seus treinamentos diários, afetando o seu desempenho competitivo.

Objetivo

Explorar a correlação entre o local das lesões e a causa das lesões nos jogadores de tênis.

Métodos

Os jogadores de tênis foram selecionados como os objetos de pesquisa. Neste estudo, foi utilizado um questionário para registrar as lesões no tênis. Através de método estatístico, resumiu-se e analisou-se o tratamento de reabilitação dos jogadores de tênis após as lesões.

Resultados

As principais formas de lesões esportivas graves causadas pelos tenistas foram lesões agudas e moderadas. As fraturas mais comuns que ocorrem são principalmente as ligamentares e tendinosas: lesão ou laceração do ligamento articular, lesão ligamentar muscular, bursite e contusão ligamentar de tecidos moles. As articulações mais envolvidas são joelhos, tornozelos, cotovelos, pulsos e ombros.

Conclusão

As causas comuns das lesões esportivas nos tenistas são uma união de imprecisão dos movimentos técnicos, atividades de força muscular insuficientes e força insuficiente para atividades técnicas preparatórias. Na prática, recomenda-se aos atletas corrigir e padronizar seus movimentos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores
Tênis; Atletas; Traumatismos em Atletas; Condicionamento Físico Humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br