Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DO TREINAMENTO NO CORE SOBRE A CAPACIDADE FÍSICA EM ATLETAS DE CORRIDA

RESUMO

Introdução:

O treinamento de força do core concentra-se principalmente no grupo muscular e no sistema neuromuscular da área central do corpo humano, com o propósito de ganho de força e estabilidade para movimentos complexos. Estudos relatam o efeito do treinamento do core em atletas de alta capacidade, porém ainda há uma lacuna quanto aos impactos sobre a capacidade física em atletas de corrida.

Objetivo:

Estudar os efeitos resultantes do treinamento de força no core dos atletas e os impactos diretos na qualidade da corrida.

Métodos:

Os atletas da equipe masculina de corrida, no centro de treinamento de atletismo do Instituto de Educação Física, foram treinados com força fundamental por 10 a 12 semanas. Após o período, testes físicos, segundo protocolos pré-determinados, foram executados. Os dados foram comparados antes e após a intervenção, após o tratamento estatístico, os achados foram discutidos segundo a literatura cientifica.

Resultados:

Após 12 semanas de treinamento, entre as cinco habilidades esportivas, houve apenas diferença significativa antes e depois do treinamento de flexão lateral corporal (lado direito) (P<0,05), e não houve diferença significativa antes e depois do treinamento das outras quatro habilidades esportivas (P > 0,05).

Conclusão:

Através dos exercícios estáticos e dinâmicos do treinamento de força do core, podemos melhorar efetivamente a intervenção da propriocepção no movimento corporal, para que os corredores possam controlar com mais precisão as articulações e músculos, garantindo a precisão do movimento e postural. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Atletismo; Treino de Resistência; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br