Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO TORNOZELO NA PLATAFORMA DE INVERSÃO SÚBITA

RESUMO

Introdução:

A entorse do tornozelo é frequente nas atividades esportivas, podendo levar à instabilidade articular com consequências clínicas e de desempenho. As plataformas de inversão súbita do tornozelo têm sido usadas para estudar o mecanismo de entorse do tornozelo.

Objetivos:

Testar uma plataforma estática que simule o movimento de entorse do tornozelo (inversão súbita) em jogadores de futebol.

Métodos:

A plataforma foi desenvolvida para realizar o movimento súbito da entorse de tornozelo dissociado em três eixos: inversão, flexão plantar e rotação medial. Também foi criado um programa de computador para leitura da velocidade angular e do tempo para atingir a amplitude máxima dos três eixos de movimento, sincronizados com os movimentos da plataforma. Trinta jogadores de futebol sem entorse de tornozelo foram avaliados na plataforma súbita. Cada atleta fez 10 testes, iniciados de forma aleatória, sendo cinco em cada perna.

Resultados:

Entre os testes, não houve diferença estatística das velocidades angulares e tempo para atingir a amplitude máxima do movimento de flexão plantar e rotação medial. Durante os testes, a velocidade angular da inversão aumentou.

Conclusão:

A plataforma estática súbita, avaliada em 10 tentativas, foi confiável para avaliar os movimentos executados pelo tornozelo durante a entorse, e não houve diferença de comportamento mecânico. Nível de evidência I; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Tornozelo; Atletas; Futebol; Dispositivo; Jovens

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br