Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO EXERCÍCIO EM ESTEIRA DE INTENSIDADE MODERADA NO AUMENTO DOS NÍVEIS DE ADIPONECTINA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

RESUMO

Introdução:

A adiponectina desempenha um papel significativo no sistema metabólico na inibição da citocina pró-inflamatória e na utilização da captação de glicose. A esteira é um aparelho de caminhada aeróbica que estimula as características da caminhada natural. Os exercícios aumentam o nível de adiponectina, resultando na melhora da sensibilidade à insulina.

Objetivos:

Analisar o efeito de exercícios aeróbicos em uma esteira de intensidade moderada com um aumento gradual de velocidade e inclinação sobre os níveis de adiponectina em homens com diabetes mellitus tipo 2 (DMT2).

Método:

Vinte e dois participantes com DMT2 foram randomizados para grupos de exercício em esteira e controle. O grupo experimental realizou sessões de 30 minutos de exercício em esteira de intensidade moderada com velocidade crescente e inclinação gradual três vezes por semana durante quatro semanas. O grupo de controle se submeteu a exercício individual durante 150 minutos por semana. Os participantes foram avaliados em relação aos parâmetros clínicos e laboratoriais antes e após o programa de quatro semanas.

Resultados:

Houve um aumento significativo no nível de adiponectina de 456,3 ± 42 pg/ml para 586,3 ± 87,8 pg/ml (p=0,04, p<0,05) no grupo de exercício em esteira. No grupo de controle, a adiponectina apresentou um pequeno aumento de 466,7 ± 85 pg/ml para 471,8 ± 59 pg/ml (p=0,646).

Conclusão:

Descobriu-se que exercícios na esteira de intensidade moderada com velocidade crescente e inclinação gradual conduzem a um resultado significativamente superior na melhora dos níveis de adiponectina em relação a exercícios físicos individuais padrão ao tratar o DMT2. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – Investigação de resultados do tratamento.

Descritores:
Adiponectina; Exercício; Teste de esteira rolante; Diabetes mellitus tipo 2

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br