Acessibilidade / Reportar erro

CAPACIDADE DE REAÇÃO DOS ATLETAS NO DESEMPENHO DURANTE A COMPETIÇÃO DE VÔLEI

RESUMO

Introdução:

O vôlei é um jogo técnico e de equipe onde condicionamento físico individual dos atletas tem um papel fundamental na competição. A manutenção desse condicionamento físico inclui a otimização da função física e o ganho da resistência corporal. A capacidade de resposta em frente a uma partida defensiva no jogo de vôlei é uma das principais chaves para determinar suas habilidades defensivas e o nível defensivo geral.

Objetivo:

Investigar os reflexos dos jogadores de vôlei durante uma partida de competição atlética.

Métodos:

Para isso, analisa-se a taxa de prevenção e o tempo de reação de 14 voluntários, jogadores de vôlei. Utilizou-se o método experimental para medir quantitativamente a capacidade de defesa dos indivíduos e o tempo de reação. Por fim, utilizou-se o teste de correlação estatística para obter a correlação entre os dois resultados.

Resultados:

O tempo de prática com jogos teve um impacto mais significativo no desempenho dos jogadores de vôlei. O ponto de corte dos jogadores é limitado ao nível mais baixo. Seus picos têm pouco efeito na taxa de defesa do vôlei. A altura da bola demonstra que o índice tem uma ótima relação com a capacidade defensiva.

Conclusão:

O tempo de reação no vôlei pode ser usado para julgar o nível de defesa dos jogadores e selecionar os profissionais mais adequados para cada momento da competição. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Voleibol; Teoria do Jogo; Desempenho Atlético; Atleta

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br