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Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Volume: 29, Número: spe1, Publicado: 2023
  • ANÁLISE E INTERVENÇÕES DOS ACIDENTES ESPORTIVOS COMUNS EM UNIVERSITÁRIOS JOGADORES DE BASQUETE Original Article

    Zhang, Ming

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Com o desenvolvimento contínuo do basquetebol universitário, cada vez mais estudantes universitários aderem ao esporte e as lesões esportivas resultantes também tem aumentado gradualmente, afetando a qualidade de vida e o desempenho nos estudos. Objetivo Analisar as lesões esportivas mais comuns e oferecer soluções visando a prática segura do basquetebol universitário. Métodos Este artigo estuda por meio de entrevistas e revisão literária as lesões no basquetebol dos estudantes universitários, analisa as principais causas das lesões no esporte e apresenta as contramedidas correspondentes para promover o desenvolvimento seguro do ensino esportivo em faculdades. Resultados As principais lesões encontradas foram durante o treino, excesso de força e preparo inadequado. O trabalho muscular deficitário também está associado a maior parte dessas lesões. Conclusão O basquetebol é um esporte altamente competitivo, muito popular nos campi universitários. É um esporte que pode exercitar e enriquecer a vida extracurricular dos estudantes universitários, requerendo de seus praticantes uma maior atenção na fase de aquecimento pré-treino e fortalecimento muscular paralelo para redução das suas principais lesões em universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción Con el continuo desarrollo del baloncesto universitario, cada vez más estudiantes universitarios se incorporan a este deporte y las lesiones deportivas resultantes también han aumentado gradualmente, afectando a la calidad de vida y al rendimiento en los estudios. Objetivo Analizar las lesiones deportivas más comunes y ofrecer soluciones orientadas a la práctica segura del baloncesto universitario. Métodos Este artículo estudia, mediante entrevistas y revisión de la literatura, las lesiones de baloncesto de los estudiantes universitarios, analiza las principales causas de las lesiones deportivas y presenta las correspondientes contramedidas para promover el desarrollo seguro de la enseñanza deportiva en los colegios. Resultados Las principales lesiones encontradas fueron durante el entrenamiento, la fuerza excesiva y la preparación inadecuada. El trabajo muscular deficiente también está asociado a la mayoría de estas lesiones. Conclusión El baloncesto es un deporte altamente competitivo, muy popular en los campus universitarios. Es un deporte que puede ejercitar y enriquecer la vida extraescolar de los universitarios, requiriendo de sus practicantes una mayor atención en la fase de calentamiento previo al entrenamiento y el fortalecimiento muscular paralelo para reducir sus principales lesiones en los universitarios. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction As college basketball continues to develop, more and more college students are joining the sport, and the resulting sports injuries have also gradually increased, affecting the quality of life and academic performance. Objective Analyze the most common sports injuries and offer solutions for the safe practice of college basketball. Methods This article studies, through interviews and literature review, the basketball injuries of college students, analyze the main causes of sports injuries, and presents corresponding countermeasures to promote the safe development of sports education in colleges. Results The main injuries were during training, excessive force, and inadequate preparation. Deficient muscle work is also associated with most of these injuries. Conclusion Basketball is highly competitive and popular on college campuses. It is a sport that can exercise and enrich the extracurricular life of college students, requiring from its practitioners greater attention in the pre-training warm-up phase and parallel muscle strengthening to reduce its major injuries in college students. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes
  • CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS LESÕES ESPORTIVAS EM ATLETAS DE ALTO DESEMPENHO Original Article

    Sun, Yu’an

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O foco da atenção nas lesões dos atletas de alto desempenho tende a ser a recuperação física, negligenciando os fatores psicológicos e seus impactos sociais práticos na reabilitação do atleta lesionado. Atentar-se a importância dos pensamentos, emoções e motivação dos atletas nessa fase pode agilizar o processo de reabilitação biopsicosical. Objetivo Analisar as características envolvidas nas principais lesões esportivas dos atletas de alto nível, a fim de fornecer referência para atletas e treinadores durante a recuperação. Métodos Este artigo analisa através de pesquisa bibliográfica as características das principais lesões esportivas dos atletas de alto nível, incluindo fatores fisiológicos, psicológicos e sociais. Resultados O impacto físico das lesões requer paciência e persistência para recuperação, incluindo o fortalecimento muscular adicional visando compensar a perda da propriocepção articular residual, garantindo a recuperação do desempenho. Fatores mentais como insegurança na volta dos jogos, redução de autoconfiança e medo de prejudicar o time devem ser trabalhados paralelamente num atendimento multiprofissional e deve-se compensar os aspectos de socialização nas recuperações de longo prazo. Conclusão As lesões esportivas podem ocorrer em atletas de todos os níveis. Para os atletas de elite, o impacto das lesões, especialmente as graves que precisam interromper o treinamento ou mesmo a cirurgia, levará à suspensão forçada do treinamento ou da competição, impedindo a melhoria do desempenho esportivo, diminuindo a qualidade da carreira esportiva e podendo até mesmo levar à incapacidade física ou psicológica em casos graves. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción El foco de atención en las lesiones de los atletas de alto rendimiento tiende a centrarse en la recuperación física, descuidando los factores psicológicos y sus impactos sociales prácticos en la rehabilitación del atleta lesionado. Prestar atención a la importancia de los pensamientos, las emociones y la motivación de los deportistas en esta fase puede acelerar el proceso de rehabilitación biopsicológica. Objetivo Analizar las características implicadas en las principales lesiones deportivas de los atletas de alto nivel, con el fin de proporcionar una referencia para los atletas y los entrenadores durante la recuperación. Métodos Este artículo analiza a través de la investigación bibliográfica las características de las principales lesiones deportivas de los atletas de alto nivel, incluyendo factores fisiológicos, psicológicos y sociales. Resultados El impacto físico de las lesiones requiere paciencia y persistencia para la recuperación, incluido el fortalecimiento muscular adicional destinado a compensar la pérdida de la propiocepción articular residual, asegurando la recuperación del rendimiento. Los factores mentales, como la inseguridad para volver a los juegos, la disminución de la confianza en sí mismo y el miedo a dañar al equipo, deben trabajarse en paralelo en una atención multiprofesional, y los aspectos de socialización deben compensarse en las recuperaciones a largo plazo. Conclusión Las lesiones deportivas pueden producirse en atletas de todos los niveles. En el caso de los deportistas de élite, el impacto de las lesiones, sobre todo de las más graves que obligan a interrumpir el entrenamiento o incluso a operar, conlleva la suspensión forzosa de los entrenamientos o de la competición, impidiendo la mejora del rendimiento deportivo, disminuyendo la calidad de la carrera deportiva y pudiendo llegar incluso a la incapacidad física o psicológica en los casos graves. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The focus of attention in high-performance athlete injuries tends to be on physical recovery, neglecting psychological factors and their practical social impacts on the rehabilitation of the injured athlete. In this phase, giving attention to the importance of athletes’ thoughts, emotions, and motivation can speed up the biopsychosocial rehabilitation process. Objective To analyze the characteristics involved in the major sports injuries of high-level athletes to provide a reference for athletes and coaches during recovery. Methods This article analyzes through bibliographic research the characteristics of the major sports injuries in high-level athletes, including physiological, psychological, and social factors. Results The physical impact of injuries requires patience and persistence for recovery, including additional muscle strengthening to compensate for the loss of residual joint proprioception, ensuring performance recovery. Mental factors such as insecurity when returning from games, reduced self-confidence, and fear of hurting the team must be worked through in parallel in multi-professional care and during long recovery periods. Conclusion Sports injuries can occur in athletes of all levels. For elite athletes, the impact of injuries, especially severe ones that need to interrupt training or even surgery, will lead to forced suspension of training or competition, preventing the improvement of sports performance, decreasing the quality of the sports career, and may even lead to physical or psychological disability in severe cases. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • INFLUÊNCIA DA DANÇA ESPORTIVA SOBRE A SAÚDE FÍSICA DAS UNIVERSITÁRIAS EM UNIVERSIDADES ÉTNICAS Original Article

    Tang, Hongbing; Guan, Luohong

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Garantir o crescimento saudável com alta qualidade cultural na população é parte importante da revitalização chinesa. Estudantes universitários, como um grupo de alta qualidade cultural, possuem a missão e responsabilidade confiada pelo Estado e pelo povo. Acredita-se que essas metas possam ser alcançadas utilizando a dança esportiva, que tem um vasto leque e altas exigências nesse sentido, os dançarinos devem ter habilidades motoras, qualidades físicas, compreensão na arte de vestuário e equilíbrio psicológico, como requisitos básicos. Objetivo Testar e avaliar se as atividades de dança esportiva nos alunos de educação física são propícias na promoção do desenvolvimento físico saudável dos alunos. Métodos Este artigo analisa a influência do ensino de dança esportiva sobre a saúde física de universitárias em Faculdades Étnicas e suas contramedidas. Também se discute as estratégias de ensino da dança esportiva, a fim de fornecer sugestões viáveis para o ensino de dança de acompanhamento. Conclusão A combinação de esportes e feminilidade no exercício tem um bom efeito de aptidão física, melhora os sentimentos artísticos das universitárias e é propício ao desenvolvimento saudável da qualidade física das Universitárias. Nível de evidência III; Análises baseadas em alternativas e custos limitados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción Garantizar un crecimiento saludable con una alta calidad cultural en la población es una parte importante de la revitalización de China. Los universitarios, como grupo de alta calidad cultural, tienen la misión y la responsabilidad encomendadas por el Estado y el pueblo. Se cree que estos objetivos pueden alcanzarse mediante el uso de la danza deportiva, que tiene una amplia gama y altas exigencias en este sentido, los bailarines deben tener habilidades motoras, cualidades físicas, la comprensión en el arte de vestir y el equilibrio psicológico como requisitos básicos. Objetivo Comprobar y evaluar si las actividades de danza deportiva en los estudiantes de educación física favorecen el desarrollo físico saludable de los alumnos. Métodos Este trabajo analiza la influencia de la enseñanza de la danza deportiva en la salud física de las estudiantes universitarias de los colegios étnicos y sus contramedidas. También se analizan las estrategias de enseñanza de la danza deportiva con el fin de ofrecer sugerencias viables para el seguimiento de la enseñanza de la danza. Conclusión La combinación de deporte y feminidad en el ejercicio tiene un buen efecto de aptitud física, mejora los sentimientos artísticos de las universitarias y favorece el desarrollo saludable de la calidad física de las universitarias. Nivel de evidencia III; análisis basado en alternativas y costes limitados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Ensuring healthy growth with high cultural quality in the population is an important part of Chinese revitalization. University students, as a group of high cultural quality, have the mission and responsibility entrusted by the state and the people. It is believed that these goals can be achieved by using sports dance, which has a wide range and high demands; dancers should have motor skills, physical qualities, understanding of the art of dress, and psychological balance as basic requirements. Objective To test and evaluate whether sports dance activities in physical education students are conducive to promoting students’ healthy physical development. Methods This paper examines the influence of teaching sports dance on the physical health of female college students in Ethnic Colleges and its countermeasures. It also discusses the strategies for teaching sports dance to provide viable suggestions for follow-up dance instruction. Conclusion The combination of sports and femininity in exercise has a good fitness effect, improves the artistic feelings of college women, and is conducive to the healthy development of the physical quality of college women. Level of evidence III; Analysis based on alternatives and limited costs.
  • ANÁLISE DO APRENDIZADO PROFUNDO NOS IMPACTOS RESULTANTES DOS TREINOS SEMANAIS DE CARGA SOBRE O SISTEMA BIOLÓGICO DOS ESTUDANTES Original Article

    Peng, Jiangui; Xu, Jianzheng

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O recente desenvolvimento do algoritmo de aprendizado profundo como um novo algoritmo de aprendizado de máquina de rede multicamadas reduziu o problema dos algoritmos de treinamento tradicionais, que facilmente caiam em locais mínimos, tornando-se uma direção recente no campo do aprendizado. Objetivo Desenvolver e validar um modelo de inteligência artificial para aprendizado profundo dos impactos resultantes dos treinos semanais de carga sobre o sistema biológico dos estudantes. Métodos De acordo com os índices fisiológicos e bioquímicos dos atletas no processo de treinamento, este artigo analisa os dados reais da carga de treinamento dos atletas no período anual de preparação. As características da carga de treinamento dos atletas no período de preparação foram discutidas. O valor, significância, fatores de composição, princípio de arranjo e método de cálculo e determinação da densidade de carga semanal usando o algoritmo de aprendizado profundo são discutidos. Resultados Os resultados mostraram que a carga diária de 24 horas de amostragem aleatória foi de intensidade moderada, treinamento de baixa densidade e alta intensidade, e o sistema físico-motor e a reatividade neural foram aprimorados. Conclusão A pesquisa mostra que pode haver duas atividades de “ensino” e “treinamento” na área de educação física e no treinamento esportivo. A pesquisa de monitoramento da biologia esportiva revela-se um ponto de crescimento da pesquisa de treinamento esportivo com grande potencial de expansão para pesquisas futuras. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción El reciente desarrollo del algoritmo de aprendizaje profundo como un nuevo algoritmo de aprendizaje automático de red multicapa ha reducido el problema de los algoritmos de entrenamiento tradicionales, que caen fácilmente en lugares mínimos, convirtiéndose en una dirección reciente en el campo del aprendizaje. Objetivo Desarrollar y validar un modelo de inteligencia artificial para el aprendizaje profundo de los impactos resultantes del entrenamiento de la carga semanal en el sistema biológico de los estudiantes. Métodos De acuerdo con los índices fisiológicos y bioquímicos de los atletas en el proceso de entrenamiento, este artículo analiza los datos reales de la carga de entrenamiento de los atletas en el período de preparación anual. Se analizaron las características de la carga de entrenamiento de los atletas en el periodo de preparación. Se analizan el valor, el significado, los factores de composición, el principio de disposición y el método de cálculo y determinación de la densidad de carga semanal mediante el algoritmo de aprendizaje profundo. Resultados Los resultados mostraron que la carga diaria de 24 horas de muestreo aleatorio era de intensidad moderada, de baja densidad y de alta intensidad de entrenamiento, y que el sistema físico-motor y la reactividad neural mejoraban. Conclusión La investigación muestra que puede haber dos actividades de “enseñanza” y “formación” en la educación física y el entrenamiento deportivo. La investigación sobre el seguimiento de la biología del deporte demuestra ser un punto de crecimiento de la investigación sobre el entrenamiento deportivo con un gran potencial de expansión para futuras investigaciones. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The recent development of the deep learning algorithm as a new multilayer network machine learning algorithm has reduced the problem of traditional training algorithms easily falling into minimal places, becoming a recent direction in the learning field. Objective Design and validate an artificial intelligence model for deep learning of the resulting impacts of weekly load training on students’ biological system. Methods According to the physiological and biochemical indices of athletes in the training process, this paper analyzes the actual data of athletes’ training load in the annual preparation period. The characteristics of athletes’ training load in the preparation period were discussed. The value, significance, composition factors, arrangement principle and method of calculation, and determination of weekly load density using the deep learning algorithm are discussed. Results The results showed that the daily 24-hour random sampling load was moderate intensity, low and high-intensity training, and enhanced the physical-motor system and neural reactivity. Conclusion The research shows that there can be two activities of “teaching” and “training” in physical education and sports training. The sports biology monitoring research proves to be a growth point of sports training research with great potential for expansion for future research. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • APRENDIZADO PROFUNDO PARA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES DA CAPACIDADE VITAL E MARCADORES SANGUÍNEOS APÓS JOGOS DE NATAÇÃO BASEADOS NO APRENDIZADO COMBINADO Original Article

    Meng, Huili

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Atualmente, mais pessoas preocupam-se com o exercício físico e as competições de natação, como evento esportivo de destaque, tornou-se foco de atenção. Tais competições exigem atenção especial aos seus atletas e o uso de algoritmos computacionais auxiliam nessa tarefa. Objetivo Projetar e validar um algoritmo para avaliação das alterações da capacidade vital e marcadores sanguíneos dos atletas após os jogos de natação baseados no aprendizado combinado. Métodos O algoritmo de integração de dados foi usado para analisar as mudanças de capacidade vital e ácido sanguíneo após competição de natação de aprendizado combinado, seguido à construção de um modelo de sistema de informação para calcular e processar esse algoritmo. Resultados Experiências comparativas mostram que o algoritmo de rede neural pode reduzir o tempo de cálculo a partir do tempo inicial original. Nos últimos testes levados à cabo em cerca de 10 segundos, isto reduziu muito o tempo total de cálculo. Conclusão De acordo com os requisitos do modelo do algoritmo projetado, foi demonstrada a ajuda prática pela construção de um modelo computacional. O algoritmo pode ser otimizado e selecionado de acordo com o modelo de cálculo, segundo a realidade da aplicação. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción Hoy en día, cada vez más personas se preocupan por el ejercicio físico y las competiciones de natación, como evento deportivo destacado, se han convertido en un foco de atención. Estas competiciones requieren una atención especial para sus atletas y el uso de algoritmos computacionales ayuda en esta tarea. Objetivo Diseñar y validar un algoritmo para evaluar los cambios en la capacidad vital y los marcadores sanguíneos de los atletas después de los partidos de natación basado en el aprendizaje combinado. Métodos Se utilizó el algoritmo de integración de datos para analizar los cambios de la capacidad vital y la acidez de la sangre tras la competición de natación de aprendizaje combinado, seguido de la construcción de un modelo de sistema de información para calcular y procesar este algoritmo. Resultados Los experimentos comparativos muestran que el algoritmo de la red neuronal puede reducir el tiempo de cálculo con respecto al tiempo inicial. En las últimas pruebas realizadas en unos 10 segundos, esto redujo en gran medida el tiempo total de cálculo. Conclusión De acuerdo con los requisitos del modelo del algoritmo diseñado, se ha demostrado la ayuda práctica mediante la construcción de un modelo computacional. El algoritmo puede optimizarse y seleccionarse según el modelo de cálculo en función de la realidad de la aplicación. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Nowadays, more people are concerned with physical exercise and swimming competitions, as a major sporting event, have become a focus of attention. Such competitions require special attention to their athletes and the use of computational algorithms assists in this task. Objective To design and validate an algorithm to evaluate changes in vital capacity and blood markers of athletes after swimming matches based on combined learning. Methods The data integration algorithm was used to analyze changes in vital capacity and blood acid after combined learning swimming competition, followed by the construction of an information system model to calculate and process this algorithm. Results Comparative experiments show that the neural network algorithm can reduce the calculation time from the original initial time. In the latest tests carried out in about 10 seconds, this has greatly reduced the total calculation time. Conclusion According to the model requirements of the designed algorithm, practical help has been demonstrated by building a computational model. The algorithm can be optimized and selected according to the calculation model according to the reality of the application. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • ANÁLISE DOS EFEITOS DA DIETA BALANCEADA ASSOCIADA AOS ESPORTES NA SAÚDE DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS OBESOS Original Article

    Li, Jinghua

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O estudante, ao ingressar na universidade, está sujeito a novos ciclos e grandes mudanças em sua rotina, que inclui os hábitos de exercício e alimentares. Objetivo Explorar o efeito de uma dieta balanceada e exercícios físicos na saúde de estudantes universitários. Métodos Através de estudos da literatura, elaborou-se um questionário onde foram investigadas e analisadas a condição física, os hábitos alimentares, a estrutura alimentar e a prática de exercícios nos universitários com obesidade. Resultados o índice de IMC dos investigados ultrapassou o limite padrão de IMC > 25. Quanto maior o tempo de exercício físico, mais evidente é a diferença entre estudantes do sexo masculino e feminino no fator da resistência física. O peso corporal, IMC e índice de gordura corporal dos dois grupos apresentaram tendência de queda após a intervenção. Seis semanas de exercícios aeróbicos combinados com dieta razoável podem melhorar significativamente o índice de massa corporal, índice de massa corporal e índices fisiológicos e bioquímicos de estudantes universitários obesos. Conclusão Dieta balanceada e exercício físico possuem um efeito positivo sobre a saúde dos estudantes universitários obesos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción El estudiante, al entrar en la universidad, se ve sometido a nuevos ciclos y a grandes cambios en su rutina, que incluye el ejercicio y los hábitos alimenticios. Objetivo Explorar el efecto de una dieta equilibrada y el ejercicio físico en la salud de los estudiantes universitarios. Métodos A través de estudios bibliográficos, se elaboró un cuestionario en el que se investigó y analizó la condición física, los hábitos alimentarios, la estructura de la dieta y la práctica de ejercicio en estudiantes universitarios con obesidad. Resultados El índice de IMC de los investigados superaba el límite estándar de IMC > 25. Cuanto mayor es el tiempo de ejercicio físico, más evidente es la diferencia entre los alumnos y las alumnas en el factor de resistencia física. El peso corporal, el IMC y el índice de grasa corporal de ambos grupos mostraron una tendencia a disminuir después de la intervención. Seis semanas de ejercicios aeróbicos combinados con una dieta razonable pueden mejorar significativamente el índice de masa corporal, el índice de masa corporal y los índices fisiológicos y bioquímicos de los estudiantes universitarios obesos. Conclusión La dieta equilibrada y el ejercicio tienen un efecto positivo en la salud de los estudiantes universitarios obesos. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The student, when entering university, is subject to new cycles and major changes in his routine, which includes exercise and nutritious habits. Objective Explore the effect of a balanced diet and physical exercise on the health of university students. Methods Through literature studies, a questionnaire was developed where the physical condition, nutritional habits, dietary structure, and exercise practice of obese college students were investigated and analyzed. Results The BMI index of those investigated exceeded the standard limit of BMI > 25. The longer the time of physical exercise, the more evident the difference between male and female students in terms of physical endurance factor. The body weight, BMI, and body fat index of both groups showed a downward trend after the intervention. Six weeks of aerobic exercise combined with a proper diet can significantly improve body mass index, body mass index, and physiological and biochemical indices of obese college students. Conclusion Balanced diet and exercise positively affect the health of obese college students. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DIETÉTICA SOBRE O TREINO DAS ATLETAS TENISTAS EM CLIMAS QUENTES Original Article

    Li, Haixiao; Kang, Guanghui; Lu, Peng

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Partidas de tênis podem durar até quatro horas com intervalos longos entre jogadas de intensidade de exercício média a alta por 10 minutos, características aeróbicas que requerem fontes específicas de energia. Dietas inapropriadas podem impactar negativamente o desempenho esportivo e retardar o período de recuperação. O pó de proteína de germe de trigo fortificado apresenta as características de suplementação requeridas nas atividades aeróbicas, embora não haja estudos práticos sobre seus impactos no desempenho profissional de atletas do tênis feminino. Objetivo Explorar a influência no treinamento de duas semanas em ambiente quente combinado com a intervenção nutricional sobre o desempenho das atletas tenistas. Métodos Ao testar os índices imunológicos das tenistas de elite durante o treinamento, observamos suas mudanças e seus efeitos na intervenção nutricional. Resultados O aumento da atividade de CK sérico esteve intimamente relacionado à quantidade de exercício. Muitos estudos mostraram que a atividade do soro CK aumentou significativamente após o exercício extenuante, e o valor sérico CK dos sujeitos no grupo de teste foi significativamente menor do que o do grupo controle, mostrando melhor adaptabilidade ao exercício. Em comparação com antes da intervenção nutricional, o peso dos atletas diminuiu ligeiramente e o percentual de gordura corporal diminuiu significativamente após a intervenção nutricional. Em comparação com antes da intervenção nutricional, os suplementos de açúcar e sal em atletas foram significativamente incrementados (P<0,05). A taxa de sudorese, a taxa de hidratação e a taxa de hidratação/sudorese também aumentaram significativamente (P<0,05). Conclusão Fortalecer a suplementação com proteína de germe de trigo pode melhorar o nível nutricional de albumina nas tenistas, manifestadamente nos níveis sanguíneos e desempenho da função imunológica. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción Los partidos de tenis pueden durar hasta cuatro horas con largos intervalos entre jugadas de intensidad de ejercicio media a alta durante 10 minutos, características aeróbicas que requieren fuentes de energía específicas. Las dietas inadecuadas pueden afectar negativamente al rendimiento deportivo y retrasar el periodo de recuperación. La proteína de germen de trigo en polvo enriquecida presenta las características de suplementación requeridas en las actividades aeróbicas, aunque no existen estudios prácticos sobre sus impactos en el rendimiento profesional de las atletas de tenis. Objetivo Explorar la influencia de dos semanas de entrenamiento en un ambiente cálido combinado con una intervención nutricional en el rendimiento de las atletas de tenis. Métodos Mediante el análisis de los índices inmunológicos de las tenistas de élite durante el entrenamiento, observamos sus cambios y sus efectos en la intervención nutricional. Resultados El aumento de la actividad de la CK en suero estaba estrechamente relacionado con la cantidad de ejercicio. Muchos estudios han demostrado que la actividad de la CK en suero aumenta significativamente después de un ejercicio extenuante, y el valor de la CK en suero de los sujetos del grupo de prueba fue significativamente menor que el del grupo de control, lo que demuestra una mejor adaptabilidad al ejercicio. En comparación con antes de la intervención nutricional, el peso de los atletas disminuyó ligeramente y el porcentaje de grasa corporal se redujo significativamente después de la intervención nutricional. En comparación con antes de la intervención nutricional, los suplementos de azúcar y sal en las atletas aumentaron significativamente (P<0,05). La tasa de sudoración, la tasa de hidratación y la tasa de hidratación/sudoración también aumentaron significativamente (P<0,05). Conclusión El refuerzo de la suplementación con proteínas de germen de trigo puede mejorar el nivel nutricional de albúmina en las jugadoras de tenis, manifestándose en los niveles sanguíneos y en el rendimiento de la función inmunitaria. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction A tennis match may last up to four hours with long intervals between moves of medium to high exercise intensity for 10 minutes and aerobic characteristic that requires specific sources of energy. Inappropriate diets can negatively impact sports performance and delay the recovery phase. Fortified wheat germ protein powder has the supplementation characteristics required in aerobic activities, although there are no practical studies on its impacts on the work performance of female tennis athletes. Objective Explore the influence of two weeks of training in a warm environment combined with nutritional intervention on the performance of female tennis players. Methods It was observed by testing the immunological indices of elite female tennis players while training their changes and their effects on nutritional intervention. Results The increase in serum CK activity was closely related to the amount of exercise. Many studies have shown that serum CK activity increased significantly after strenuous exercise, and the serum CK value of subjects in the test group was significantly lower than that of the control group, showing better adaptability to exercise. Compared with before the nutritional intervention, the athletes’ weight decreased slightly, and the body fat percentage decreased significantly after the nutritional intervention. Compared with before nutritional intervention, sugar and salt supplements in athletes were significantly increased (P<0.05). Sweating rate, hydration rate, and hydration/sudden rate were also significantly increased (P<0.05). Conclusion Strengthening wheat germ protein supplementation may improve the nutritional albumin level in female tennis players, manifested in blood levels and immune function performance. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • ESTUDO EXPERIMENTAL DE INTERVENÇÃO POR PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO NA SAÚDE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Original Article

    Liang, Naichun; Huang, Kai

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Díspares ao desenvolvimento da sociedade, os índices de saúde nos estudantes universitários chineses apresentam uma queda acentuada nos últimos anos. A preocupação governamental sobre esse recente desafio tem incentivado pesquisas para soluções práticas, incluindo protocolos de atividades físicas otimizados. Objetivo Explorar os efeitos da intervenção por exercícios físicos na saúde dos estudantes universitários chineses. Métodos Universitários de período integral (80 homens e 55 mulheres) foram selecionados e distribuídos aleatoriamente em dois grupos. Antes e depois do experimento, foi testada a escala de composição corporal e experiência de exercício dos universitários, com foco na relação entre prescrição de exercício e mudanças nos indicadores de saúde física e mental. Resultados O percentual de gordura corporal de estudantes do sexo masculino e feminino diminuiu significativamente após o experimento. Após 8 semanas de experimento de prescrição de exercícios, o peso de estudantes universitários do sexo masculino e feminino foi controlado ou reduzido. A prescrição de exercícios sugerida alcançou um bom efeito moderador no peso dos voluntários. Houve diferença significativa entre os dois grupos, indicando que o experimento teve efeito benéfico sobre a capacidade vital (p<0,01). Conclusão A prescrição de exercícios sugerida demonstrou-se viável para orientar e intervir no exercício físico dos universitários visando um impacto benéfico sobre a saúde física nos universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción A diferencia del desarrollo de la sociedad, los índices de salud de los estudiantes universitarios chinos muestran un fuerte descenso en los últimos años. La preocupación de los gobiernos por este reciente desafío ha fomentado la investigación de soluciones prácticas, entre ellas la optimización de los protocolos de actividad física. Objetivo Explorar los efectos de la intervención de ejercicio en la salud de los estudiantes universitarios chinos. Métodos Se seleccionaron estudiantes universitarios a tiempo completo (80 hombres y 55 mujeres) y se asignaron al azar en dos grupos. Antes y después del experimento, se analizó la escala de composición corporal de los estudiantes universitarios y su experiencia con el ejercicio, centrándose en la relación entre la prescripción de ejercicio y los cambios en los indicadores de salud física y mental. Resultados El porcentaje de grasa corporal de los estudiantes masculinos y femeninos disminuyó significativamente después del experimento. Tras 8 semanas del experimento de prescripción de ejercicio, el peso de los estudiantes universitarios de ambos sexos se controló o redujo. La prescripción de ejercicio sugerida logró un buen efecto moderador en el peso de los voluntarios. Hubo una diferencia significativa entre los dos grupos, lo que indica que el experimento tuvo un efecto beneficioso sobre la capacidad vital (p<0,01). Conclusión La prescripción de ejercicio sugerida demostró ser factible para guiar e intervenir en el ejercicio físico de los estudiantes universitarios apuntando a un impacto beneficioso en la salud física de los estudiantes universitarios. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Disparate to the development of society, health indices in Chinese college students have shown a pronounced decline in recent years. Government concern over this recent challenge has encouraged research for practical solutions, including optimized physical activity protocols. Objective Explore the effects of an exercise intervention on the health of Chinese university students. Methods Full-time university students (80 males and 55 females) were selected and randomly assigned into two groups. Before and after the experiment, the college students’ body composition scale and exercise experience were tested, focusing on the relationship between exercise prescription and changes in physical and mental health indicators. Results The body fat percentage of male and female students decreased significantly after the experiment. After eight weeks of the exercise prescription experiment, the weight of male and female college students was controlled or reduced. The suggested exercise prescription achieved a good moderating effect on the weight of the volunteers. There was a significant difference between the two groups, indicating that the experiment had a beneficial effect on vital capacity (p<0.01). Conclusion The suggested exercise prescription proved to be feasible to guide and intervene in the physical exercise of college students aiming at a beneficial impact on the physical health of college students. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • IMPACTO DE DISTINTOS ESPORTES SOBRE AS MASSAS CORPORAIS DE UNIVERSITÁRIAS Original Article

    Weizhen, Shen; Qunying, Zhou

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Um corpo saudável depende de vários fatores e o exercício físico é um dos principais. Os resultados de pesquisa na saúde física das estudantes universitárias mostram que apesar do estado de saúde geral das estudantes chinesas serem bons, a qualidade no desempenho físico na universidade continua a mostrar uma lenta tendência de queda. Objetivo Explorar os efeitos de distintos exercícios sobre os índices de gordura e massa magra de universitárias. Métodos 60 alunas que participaram de treinamento de aeróbica e jogos de bola no Departamento de Educação Física de uma universidade foram divididas aleatoriamente em grupo de controle e grupo de treinamento, com 30 voluntárias em cada grupo. O grupo experimental realizou treinamento intensivo de aeróbica e treinamento com bola, enquanto nenhuma intervenção foi executada no grupo controle, a coleta e análise dos indicadores foi executada segundo a literatura corrente. Resultados Após 8 semanas do protocolo de intervenção, o peso corporal, peso da gordura corporal, peso magro, área de superfície corporal e relação de gordura corporal do grupo controle não tiveram alterações significativas em relação ao período anterior ao experimento (P > 0,05). No grupo de treinamento, o peso da gordura diminuiu significativamente (p<0,01), o peso da massa magra aumentou significativamente (p<0,01), a relação de gordura corporal diminuiu (p<0,01), o peso corporal e a superfície corporal não sofreram alterações significativas (p>0,05). O PTH e FSH no grupo de treinamento foram significativamente maiores do que os do grupo controle (P < 0,05). Com a melhora do nível de exercício aeróbico no grupo experimental, o peso e a espessura da dobra cutânea abdominal no grupo de exercício apresentaram uma tendência de queda. Conclusão Há uma correlação geral entre o IMC e o teor de gordura corporal e a sua distribuição corporal em universitárias. Em comparação com os homens, o IMC é mais adequado para descrever o metabolismo de gordura de universitárias. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción Un cuerpo sano depende de varios factores y el ejercicio físico es uno de los principales. Los resultados de la investigación sobre la salud física de las estudiantes universitarias muestran que, aunque el estado de salud general de las estudiantes chinas es bueno, la calidad del rendimiento físico en la universidad sigue mostrando una lenta tendencia a la baja. Objetivo Explorar los efectos de diferentes ejercicios sobre los índices de grasa y peso magro de estudiantes universitarias. Métodos 60 alumnas que participaban en el entrenamiento de aeróbic y juegos de pelota en el Departamento de Educación Física de una universidad fueron divididas aleatoriamente en un grupo de control y un grupo de entrenamiento, con 30 voluntarias en cada grupo. El grupo experimental realizó un entrenamiento aeróbico intensivo y un entrenamiento con balón, mientras que en el grupo de control no se llevó a cabo ninguna intervención; la recogida y el análisis de los indicadores se realizaron de acuerdo con la literatura actual. Resultados Tras 8 semanas del protocolo de intervención, el peso corporal, el peso de la grasa corporal, el peso magro, la superficie corporal y la proporción de grasa corporal del grupo de control no presentaron cambios significativos en comparación con el periodo anterior al experimento (P > 0,05). En el grupo de entrenamiento, el peso de la grasa disminuyó significativamente (p<0,01), el peso de la masa magra aumentó significativamente (p<0,01), la proporción de grasa corporal disminuyó (p<0,01), el peso corporal y la superficie corporal no tuvieron cambios significativos (p>0,05). La PTH y la FSH en el grupo de entrenamiento fueron significativamente mayores que las del grupo de control (P < 0,05). Con la mejora del nivel de ejercicio aeróbico en el grupo experimental, el peso y el grosor del pliegue cutáneo abdominal en el grupo de ejercicio mostraron una tendencia a la baja. Conclusión Existe una correlación general entre el IMC y el contenido de grasa corporal y su distribución en las estudiantes universitarias. En comparación con los hombres, el IMC es más adecuado para describir el metabolismo de las grasas de las estudiantes universitarias. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction A healthy body depends on several factors, and physical exercise is one of the main factors. Research results on the physical health of female university students show that although the general health status of Chinese female students is good, the quality of physical performance at university continues to show a slow downward trend. Objective To explore the effects of different exercises on the fat mass and lean weight indices of female university students. Methods 60 female students who participated in aerobics and ball games training in the Physical Education Department of a university were randomly divided into a control group and a training group, with 30 volunteers in each group. The experimental group performed intensive aerobics training and ball training. In contrast, no intervention was performed in the control group, and indicators were collected and analyzed according to current literature. Results After eight weeks of the intervention protocol, the body weight, body fat weight, lean weight, body surface area, and body fat ratio of the control group had no significant changes from the period before the experiment (P > 0.05). In the training group, fat weight decreased significantly (p<0.01), lean mass weight increased significantly (p<0.01), body fat ratio decreased (p<0.01), and body weight and body surface area had no significant changes (p>0.05). PTH and FSH in the training group were significantly higher than in the control group (P < 0.05). As the aerobic exercise level improved in the experimental group, the weight and abdominal skinfold thickness in the exercise group showed a downward trend. Conclusion There is a general correlation between BMI and body fat content and its body distribution in college women. Compared to men, BMI is better suited to describe the fat metabolism of college women. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • IMPACTOS DAS ATIVIDADES DE FUTEBOL ESCOLARES NA SAÚDE FÍSICA DOS ADOLESCENTES Original Article

    Guan, Luohong; Cheng, Zhengtao

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O nível de massa muscular dos jovens chineses está abaixo da média mundial, este é um problema que envolve hábitos alimentares, fatores econômicos e um recente déficit nos hábitos esportivos. O futebol vem gerado interesse entre os jovens, sendo uma prática esportiva salutar que aprimora o condicionamento físico de seus praticantes. Nesse aspecto, acredita-se que a promoção do futebol nas escolas possa melhorar a saúde física dos adolescentes. Objetivo Melhorar a saúde física dos alunos, cultivando talentos de reserva de futebol são os principais propósitos desse artigo. Métodos A importância e os problemas existentes do futebol escolar são levantados, analisa-se o efeito da prática esportiva do futebol escolar sobre a saúde dos adolescentes. Com base nos resultados, são fornecidas algumas sugestões para a popularização do futebol entre os adolescentes e o seu desenvolvimento cultural. Resultados O futebol é um esporte intenso, também é o esporte mais popular e praticado no mundo. Do processo de crescimento de muitas potências do futebol no mundo, a melhoria do nível de competição de futebol de um país não pode ser separada do desenvolvimento abrangente do futebol escolar. Conclusão A participação de longo prazo dos adolescentes no futebol pode melhorar seu condicionamento físico. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción El nivel de masa muscular de los jóvenes chinos está por debajo de la media mundial, se trata de un problema en el que intervienen los hábitos alimentarios, los factores económicos y un reciente déficit en los hábitos deportivos. El fútbol ha ido generando interés entre los jóvenes, siendo una práctica deportiva saludable que mejora la condición física de sus practicantes. En este aspecto, se cree que la promoción del fútbol en las escuelas puede mejorar la salud física de los adolescentes. Objetivo Mejorar la salud física de los estudiantes cultivando talentos futbolísticos de reserva son los principales propósitos de este artículo. Métodos Se estudia la importancia y los problemas existentes del fútbol escolar, y se analiza el efecto de la práctica deportiva del fútbol escolar en la salud de los adolescentes. A partir de los resultados, se ofrecen algunas sugerencias para la popularización del fútbol entre los adolescentes y su desarrollo cultural. Resultados El fútbol es un deporte intenso, también es el más popular y practicado del mundo. Desde el proceso de crecimiento de muchas potencias futbolísticas en el mundo, la mejora del nivel de competición futbolística de un país no puede separarse del desarrollo integral del fútbol escolar. Conclusión La participación a largo plazo de los adolescentes en el fútbol puede mejorar su estado físico. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The level of muscle mass of Chinese youth is below the world average, this is a problem that involves eating habits, economic factors, and a recent deficit in sports habits. Soccer has been generating interest among young people, as it is a healthy sports practice that improves the physical conditioning of its practitioners. In this aspect, it is believed that promoting soccer in schools can improve adolescents’ physical health. Objective Improve students’ physical health by cultivating reserve soccer talents are the main purpose of this article. Methods The importance and existing problems of school soccer are surveyed, and the effect of school soccer sports practice on adolescents’ health is analyzed. Based on the results, some suggestions for popularizing soccer among adolescents and its cultural development are provided. Results Soccer is an intense sport; also, it is the most popular and practiced sport in the world. From the growth process of many soccer powers in the world, improving the level of soccer competition in a country cannot be separated from the comprehensive development of school soccer. Conclusion Long-term participation in soccer by adolescents can improve their physical conditioning. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FÍSICO SOBRE A QUALIDADE FÍSICA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Original Article

    Wang, Junpeng

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Embora a saúde física geral dos estudantes universitários tenha índices positivos nos últimos anos, indicadores como a composição corporal, a capacidade vital e a flexibilidade tiveram um declínio, acompanhando os indicadores de velocidade e força. Vários estudos corroboram sobre os impactos benéficos do treinamento de força, acelerando o metabolismo dos estudantes universitários, reduzindo lesões e dores articulares, aumentando a flexibilidade, densidade óssea e a autoimagem dos estudantes obesos. Diante dessa situação, o governo, por intermédio das escolas e departamentos correlacionados incentiva medidas eficazes para controlar a situação atual sob um novo contexto. Objetivo Estudar os impactos do treino de força sobre a aptidão física dos estudantes universitários. Métodos 70 estudantes universitários do sexo masculino em um instituto de educação física foram divididos aleatoriamente em grupo experimental e grupo controle, com 35 pessoas em cada grupo. Exercícios físicos sistematicamente protocolados e cientificamente validados foram executados por oito semanas. Após a implementação do exercício físico, avaliou-se os indicadores de qualidade física. Resultados O treinamento físico funcional elevou as pontuações de vários esportes de estudantes universitários do sexo masculino. Também houve redução efetiva na pressão arterial de jovens obesos, melhora do índice de elasticidade vascular, capacidade vital, função do sistema cardiovascular, capacidade de exercício e alcançar o propósito de fortalecer o físico. Os resultados dos sete testes de FMS foram significativamente aprimorados. O treinamento em funções físicas pode melhorar e fortalecer significativamente a estabilidade do core dos alunos, estabilidade e flexibilidade do quadril, ombro, joelho e tornozelo. Conclusão O treinamento de força demonstrou-se eficaz em melhorar os índices de saúde física nos estudantes universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción Aunque la salud física general de los estudiantes universitarios presente índices positivos en los últimos años, indicadores como la composición corporal, la capacidad vital y la flexibilidad tuvieron un descenso, acompañando a los indicadores de velocidad y fuerza. Varios estudios corroboran los efectos beneficiosos del entrenamiento de fuerza, acelerando el metabolismo de los estudiantes universitarios, reduciendo las lesiones y el dolor articular, aumentando la flexibilidad, la densidad ósea y la autoimagen de los estudiantes obesos. Ante esta situación, el gobierno, a través de las escuelas y los departamentos relacionados, impulsa medidas eficaces para controlar la situación actual en un nuevo contexto. Objetivo Estudiar el impacto del entrenamiento de fuerza en la condición física de los estudiantes universitarios. Métodos 70 estudiantes universitarios varones de un instituto de educación física fueron divididos aleatoriamente en grupo experimental y grupo de control, con 35 personas en cada grupo. Se realizaron ejercicios físicos sistemáticamente protocolizados y científicamente validados durante ocho semanas. Tras la realización del ejercicio físico, se evaluaron los indicadores de calidad física. Resultados El entrenamiento físico funcional aumentó las puntuaciones de varios deportes de los estudiantes universitarios masculinos. También hubo una reducción efectiva de la presión arterial de los jóvenes obesos, la mejora del índice de elasticidad vascular, la capacidad vital, la función del sistema cardiovascular, la capacidad de ejercicio y lograr el propósito de fortalecer el físico. Los resultados de las siete pruebas FMS mejoraron significativamente. El entrenamiento de la función física puede mejorar y fortalecer significativamente la estabilidad del core, la cadera, el hombro, la rodilla y el tobillo de los estudiantes y la flexibilidad. Conclusión El entrenamiento de fuerza ha demostrado ser eficaz para mejorar los índices de salud física de los estudiantes universitarios. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Although the overall physical health of university students has positive rates in recent years, indicators such as body composition, vital capacity, and flexibility have declined, following the indicators of speed and strength. Several studies corroborate the beneficial impacts of strength training, accelerating the metabolism of university students, reducing injuries and joint pain, and increasing flexibility, bone density, and self-image of obese students. In light of this situation, the government, through schools and related departments, encourage effective measures to control the current situation under a new context. Objective Study the impacts of strength training on the physical fitness of college students. Methods 70 male college students in a physical education institute were randomly divided into an experimental group and a control group, with 35 people in each group. Systematically protocoled and scientifically validated physical exercises were performed for eight weeks. After the implementation of physical exercise, physical quality indicators were evaluated. Results Functional physical training raised the scores of several sports of male college students. There was also an effective reduction in blood pressure in obese youth, improvement in vascular elasticity index, vital capacity, cardiovascular system function, exercise capacity, and strengthening physique. The results of the seven FMS tests were significantly improved. Physical function training can significantly improve and strengthen students’ core, hip, shoulder, knee, and ankle stability and flexibility. Conclusion Strength training has been shown to improve college students’ physical health indices. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A SATISFAÇÃO PESSOAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SEU MECANISMO PSICOLÓGICO Original Article

    Hou, Qingyun

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A pesquisa sobre a relação entre exercício físico e estresse psicológico, barreiras psicológicas e outros indicadores psicológicos negativos começou a se voltar para a relação com os indicadores psicológicos positivos, especialmente a satisfação pessoal. Essas ferramentas da psicologia positiva podem ser úteis para analisar os efeitos subjetivos do exercício físico sobre a percepção dos estudantes universitários. Objetivo Verificar o impacto do exercício físico na qualidade física dos estudantes universitários e de sua satisfação pessoal. Métodos É feita uma exposição da conotação do bem-estar subjetivo nos estudantes universitários e a relação interna entre o exercício físico e o bem-estar subjetivo dos estudantes universitários, e analisa o impacto do exercício físico no bem-estar subjetivo dos estudantes universitários e seu mecanismo psicológico. Resultados como um grupo social importante, os estudantes universitários estão em um período crítico de vida, e sua qualidade de vida e saúde mental merecem atenção. A influência do exercício físico sobre a saúde física e mental tornou-se um consenso. Conclusão O exercício físico pode não apenas reduzir os ataques de estresse, mas também promover o desenvolvimento da saúde mental e satisfação pessoal dos estudantes universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción La investigación sobre la relación entre el ejercicio físico y el estrés psicológico, las barreras psicológicas y otros indicadores psicológicos negativos ha comenzado a dirigirse a la relación con los indicadores psicológicos positivos, especialmente la satisfacción personal. Estas herramientas de la psicología positiva pueden ser útiles para analizar los efectos subjetivos del ejercicio físico en las percepciones de los estudiantes universitarios. Objetivo Verificar el impacto del ejercicio físico en la calidad física y la satisfacción personal de los estudiantes universitarios. Métodos Se hace una exposición de la connotación del bienestar subjetivo en los estudiantes universitarios y la relación interna entre el ejercicio físico y el bienestar subjetivo de los estudiantes universitarios, y se analiza el impacto del ejercicio físico en el bienestar subjetivo de los estudiantes universitarios y su mecanismo psicológico. Resultados como grupo social importante, los estudiantes universitarios se encuentran en un período crítico de la vida, y su calidad de vida y salud mental merecen atención. La influencia del ejercicio físico en la salud física y mental se ha convertido en un consenso. Conclusión El ejercicio físico no sólo puede reducir los ataques de estrés, sino también promover el desarrollo de la salud mental y la satisfacción personal en los estudiantes universitarios. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Research on the relationship between physical exercise and psychological stress, psychological barriers, and other negative psychological indicators has begun to turn to the relationship with positive psychological indicators, especially personal satisfaction. These tools from positive psychology may be useful for analyzing the subjective effects of physical exercise on college students’ perceptions. Objective To verify the impact of physical exercise on college students’ physical quality and personal satisfaction. Methods An exposition of the connotation of subjective well-being in college students and the internal relationship between physical exercise and college students’ subjective well-being is given, and analyzes the impact of physical exercise on college students’ subjective well-being and its psychological mechanism. Results as an important social group, college students are in a critical period of life, and their quality of life and mental health deserve attention. The influence of exercise on physical and mental health has become a consensus. Conclusion Physical exercise can reduce not only stress attacks but also promote the development of mental health and personal satisfaction in college students. Level of Evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • INVESTIGAÇÃO SOBRE PARÂMETROS TÁCTEIS DE MARCHA BASEADOS NO APRENDIZADO PROFUNDO DO ALGORITMO DE ESTIMATIVA DE CONSUMO ENERGÉTICO NO ESPORTE Original Article

    Wang, Xingqiao

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Na medicina, o aprendizado profundo é um tipo de aprendizado de máquina que visa treinar computadores para a realização de tarefas humanas simulando o cérebro humano. O reconhecimento da marcha e a simulação do movimento de marcha são um dos pontos de maior interesse da investigação no campo da biometria e pode ser beneficiado com esse recurso tecnológico. Objetivo Utilizar o aprendizado profundo para formatar e validar, de acordo com as características dinâmicas da marcha. Métodos A marcha foi utilizada para o reconhecimento da identidade, e o reconhecimento da marcha baseado na cinemática e parâmetros dinâmicos de marcha foi realizado através do reconhecimento de padrões, incluindo a posição e o valor de intensidade dos pontos de pressão máxima, ponto central de pressão e relação de pressão. Resultados A investigação mostra que o consumo de energia da marcha como modelado analisado, e o modelo de consumo de energia da marcha pode ser obtido, o qual é afetado de forma abrangente pelos parâmetros de movimento e pelos parâmetros de características individuais. Conclusão A medição de energia em tempo real é obtida quando a maioria das pessoas caminha. A investigação mostra que a frequência da marcha e os parâmetros corporais obtidos a partir dos parâmetros tácteis da biomecânica da marcha podem estimar com maior precisão o metabolismo energético do exercício e obter a fórmula metabólica do exercício. Há uma boa perspectiva de aplicação para avaliar o metabolismo energético através dos parâmetros tácteis da marcha. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción En medicina, el aprendizaje profundo es un tipo de aprendizaje que pretende entrenar a los ordenadores para que realicen tareas humanas simulando el cerebro humano. El reconocimiento de la marcha y la simulación de su movimiento es uno de los puntos más interesantes de la investigación en el campo de la biometría y puede beneficiarse de este recurso tecnológico. Objetivo Utilizar el aprendizaje profundo para formatear y validar según las características dinámicas de la marcha. Métodos Se utilizó la marcha para el reconocimiento de la identidad, y el reconocimiento de la marcha basado en la cinemática y los parámetros dinámicos de la marcha se realizó mediante el reconocimiento de patrones, incluyendo la posición y el valor de la intensidad de los puntos de presión máxima, el punto de presión central y la relación de presión. Resultados La investigación muestra que el consumo de energía de la marcha, tal y como se analizó, y el modelo de consumo de energía de la marcha se puede obtener, que es ampliamente afectado por los parámetros de movimiento y los parámetros de las características individuales. Conclusión La medición de la energía en tiempo real se obtiene cuando la mayoría de la gente camina. La investigación muestra que la frecuencia de la marcha y los parámetros corporales obtenidos a partir de los parámetros táctiles de la biomecánica de la marcha pueden estimar con mayor precisión el metabolismo energético del ejercicio y obtener la fórmula metabólica del mismo. Existe una buena perspectiva de aplicación para evaluar el metabolismo energético a través de los parámetros táctiles de la marcha. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction In medicine, Deep Learning is a type of machine learning that aims to train computers to perform human tasks by simulating the human brain. Gait recognition and gait motion simulation is one of the most interesting research areas in the field of biometrics and can benefit from this technological feature. Objective To use Deep Learning to format and validate according to the dynamic characteristics of gait. Methods Gait was used for identity recognition, and gait recognition based on kinematics and dynamic gait parameters was performed through pattern recognition, including the position and the intensity value of maximum pressure points, pressure center point, and pressure ratio. Results The investigation shows that the energy consumption of gait as modeled analyzed, and the model of gait energy consumption can be obtained, which is comprehensively affected by motion parameters and individual feature parameters. Conclusion Real-time energy measurement is obtained when most people walk. The research shows that the gait frequency and body parameters obtained from the tactile parameters of gait biomechanics can more accurately estimate the energy metabolism of exercise and obtain the metabolic formula of exercise. There is a good application prospect for assessing energy metabolism through the tactile parameters of gait. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigating treatment outcomes.
  • INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DA MOTIVAÇÃO ESPORTIVA E SAÚDE DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Original Article

    Zhou, Qunying

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Há poucos estudos relacionando a percepção do valor do exercício físico entre os estudantes universitários e sua motivação esportiva, porém muitos estudos em campos relacionados exploraram a relação entre cognição e motivação, o que nos ajuda a estudar a relação entre a interpretação do valor do exercício físico dos estudantes universitários e a motivação para a sua prática. Objetivo Investigar a relação entre a percepção de motivação esportiva sobre a saúde dos estudantes universitários. Métodos Com base na teoria do esporte e da promoção da saúde, este documento estabeleceu um modelo de promoção da saúde esportiva, analisando o seu impacto na motivação esportiva e na saúde dos estudantes universitários. Resultados Quanto mais elevada for a motivação interna e externa dos estudantes universitários, mais elevadas serão as suas notas nos testes de saúde física. A saúde física dos estudantes universitários precisa de ser melhorada de uma forma geral, a fim de estimular a sua motivação desportiva e melhorar a sua qualidade física geral. Conclusão O declínio da qualidade física dos Estudantes Universitários é afetado por diversos fatores, uma das razões mais importantes é a falta de exercício físico. Por conseguinte, a promoção do exercício físico para os estudantes universitários é uma das principais medidas para melhorar a sua saúde física. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción Existen pocos estudios que relacionen el valor percibido del ejercicio entre los estudiantes universitarios y su motivación deportiva, sin embargo, muchos estudios en campos relacionados han explorado la relación entre la cognición y la motivación, lo que nos ayuda a estudiar la relación entre la interpretación de los estudiantes universitarios del valor del ejercicio y su motivación para hacer ejercicio. Objetivo Investigar la relación entre la motivación deportiva percibida y la salud de los estudiantes universitarios. Métodos Basándose en la teoría de la promoción del deporte y la salud, este trabajo estableció un modelo de promoción de la salud en el deporte, analizando su impacto en la motivación deportiva y la salud de los estudiantes universitarios. Resultados Cuanto mayor es la motivación interna y externa de los estudiantes universitarios, mayores son las puntuaciones obtenidas en las pruebas de salud física. Es necesario mejorar la salud física de los estudiantes universitarios en general para estimular su motivación deportiva y mejorar su calidad física global. Conclusión La disminución de la calidad física de los estudiantes universitarios se ve afectada por varios factores, uno de los más importantes es la falta de ejercicio físico. Por lo tanto, promover el ejercicio físico de los estudiantes universitarios es una de las principales medidas para mejorar su salud física. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction There are few studies relating the perceived value of exercise among college students and their sports motivation, but many studies in related fields have explored the relationship between cognition and motivation, which helps us to study the relationship between college students’ interpretation of the value of exercise and their motivation to exercise. Objective Investigate the relationship between perceived sports motivation on college students’ health. Methods Based on sport and health promotion theory, this paper established a model of sports health promotion, analyzing its impact on sports motivation and the health of college students. Results The higher college students’ internal and external motivation, the higher their physical health test scores. College students’ physical health needs to be improved to boost their sports motivation and overall physical quality. Conclusion The decline in physical quality of University Students is affected by several factors; one of the most important reasons is lack of physical exercise. Therefore, promoting physical exercise for university students is one of the main measures to improve their physical health. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • ALGORITMOS DE ENXAME APLICADOS AO EXAME DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DE ATLETAS EM COMPETIÇÃO Original Article

    Yuan, Jinlian

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Muitos países aumentaram seus investimentos em recursos humanos e tecnologia para o desenvolvimento interno de esportes competitivos, levando o cenário esportivo mundial a uma disputa cada vez mais acirrada. Treinadores e assistentes de pesquisa devem dar importância às ferramentas de feedback para o treinamento frequente dos atletas universitários e os algoritmos de aprendizado profundo são um importante recurso a ser levado em consideração. Objetivo Desenvolver e validar um algoritmo de enxame para examinar o condicionamento físico dos atletas em períodos de competição. Métodos Com base no algoritmo de inteligência de enxame, o conceito, composição e conteúdo de exercícios físicos foram analisados. Combinado com as características dos eventos, os arquivos de funções corporais e o sistema abrangente de avaliação de atletas de alto nível foram estabelecidos. Resultados Obteve-se a percepção de que o constante domínio das técnicas e táticas mais avançadas pelos atletas é uma característica importante dos esportes competitivos modernos. A aptidão física não é apenas um ativo valioso para os atletas, mas também uma das chaves para o sucesso nas competições. Conclusão A aptidão física tem se tornado cada vez mais um problema proeminente na competição, sendo o treinamento científico dos esportes competitivos contemporâneos cada vez mais aperfeiçoado. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción Muchos países han aumentado sus inversiones en recursos humanos y tecnología para el desarrollo interno del deporte de competición, lo que ha llevado al panorama deportivo mundial a una competencia cada vez más feroz. Los entrenadores y asistentes de investigación deben dar importancia a las herramientas de retroalimentación para el entrenamiento frecuente de los atletas universitarios y los algoritmos de aprendizaje profundo son un recurso importante a tener en cuenta. Objetivo Desarrollar y validar un algoritmo de enjambre para examinar el estado físico de los atletas durante los periodos de competición. Métodos A partir del algoritmo de inteligencia de enjambre, se analizó el concepto, la composición y el contenido de los ejercicios físicos. En combinación con las características de los eventos, se establecieron los archivos de funciones corporales y el sistema de evaluación integral de los atletas de alto nivel. Resultados Se obtuvo la conclusión de que el dominio constante de las técnicas y tácticas más avanzadas por parte de los atletas es una característica importante de los deportes de competición modernos. La forma física no sólo es un activo valioso para los deportistas, sino también una de las claves del éxito en las competiciones. Conclusión La aptitud física se ha convertido en una cuestión cada vez más importante en la competición, y el entrenamiento científico de los deportes de competición contemporáneos es cada vez mejor. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Many countries have increased their investments in human resources and technology for the internal development of competitive sports, leading the world sports scene to increasingly fierce competition. Coaches and research assistants must place importance on feedback tools for frequent training of college athletes, and deep learning algorithms are an important resource to consider. Objective To develop and validate a swarm algorithm to examine the fitness of athletes during periods of competition. Methods Based on the swarm intelligence algorithm, the concept, composition, and content of physical exercises were analyzed. Combined with the characteristics of events, the body function files and the comprehensive evaluation system for high-level athletes were established. Results The insight was obtained that the constant mastery of the most advanced techniques and tactics by athletes is an important feature of modern competitive sports. Physical fitness is not only a valuable asset for athletes but also one of the keys to success in competition. Conclusion Fitness has become an increasingly prominent issue in competition, and the scientific training of contemporary competitive sports has been increasingly refined. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
  • O EFEITO DO ENSINO A DISTÂNCIA EM COLÉGIOS E UNIVERSIDADES SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE FÍSICA NOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Original Article

    Sun, Yuan; Shu, Jun

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Influenciados pelos métodos tradicionais de ensino da educação física, as atividades de ensino do atletismo são exclusivas ao ar livre, o que é muito comum na China, resultando em muitas desvantagens no ensino dessas modalidades por distância, restringindo o desenvolvimento da carreira e exigindo adaptações devido às circunstâncias atuais. Objetivo Proporcionar uma base teórica para melhorar ainda mais o nível de saúde física dos estudantes universitários e embasar as adaptações necessárias ao ensino do atletismo nas faculdades e universidades. Métodos Este documento analisa o estado de saúde física dos estudantes universitários, levanta as razões do seu declínio, e analisa o papel do ensino de atividades na modalidade de atletismo na promoção da saúde física dos estudantes universitários. Resultados A realização de atividades físicas relacionadas ao atletismo promove a saúde física dos estudantes universitários. Conclusão Os esportes atléticos desempenham um papel importante na promoção da saúde dos estudantes universitários, não recebendo os devidos cuidados atualmente, carecendo de maior atenção em sua promoção pelos agentes responsáveis. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Introducción Influenciados por los métodos tradicionales de enseñanza de la educación física, las actividades de enseñanza del atletismo son exclusivas en el aire libre, lo que es muy común en China, lo que da lugar a muchos inconvenientes en la enseñanza de estos deportes a distancia, restringiendo el desarrollo de la carrera y requiriendo adaptaciones debido a las circunstancias actuales. Objetivo Proporcionar una base teórica para seguir mejorando el nivel de salud física de los estudiantes universitarios y fundamentar las adaptaciones necesarias para la enseñanza del atletismo en colegios y universidades. Métodos Este trabajo analiza el estado de salud física de los estudiantes universitarios, plantea las razones de su deterioro y analiza el papel de las actividades docentes en la modalidad de atletismo en la promoción de la salud física de los estudiantes universitarios. Resultados La realización de actividades físicas relacionadas con el atletismo promueve la salud física de los estudiantes universitarios. Conclusión Los deportes de atletismo juegan un papel importante en la promoción de la salud de los estudiantes universitarios, no recibiendo una atención adecuada en la actualidad, faltando una mayor atención en su promoción por parte de los agentes responsables. Nivel de evidencia II; Estudios terapéuticos - investigación de los resultados del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Influenced by the traditional teaching methods of physical education, the teaching activities of athletics are exclusive to the outdoor environment, which is very common in China, resulting in many disadvantages in teaching these sports by distance, restricting career development and requiring adaptations due to current circumstances. Objective Provide a theoretical basis to further improve the level of physical health of university students and substantiate the necessary adaptations to the teaching of athletics in colleges and universities. Methods This paper reviews the physical health status of university students, raises the reasons for their decline, and analyzes the role of teaching athletics activities in promoting the physical health of university students. Results The performance of physical activities related to athletics promotes the physical health of university students. Conclusion Athletic sports play an important role in the health promotion of university students, not receiving proper care currently, lacking more attention in its promotion by responsible agents. Level of evidence II; Therapeutic studies - investigation of treatment outcomes.
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