Acessibilidade / Reportar erro

Se a vida lhe der tomates, treine microcirurgia

Resumo

Objetivo:

Desenvolver um modelo treinamento utilizando tomates para aquisição de habilidades microcirúrgicas oftalmológicas.

Métodos:

Duas espécies de tomates (Tomate longa vida e cereja) foram utilizados, sendo utilizados tomates verdolengos e maduros. Delimitou-se com marcador permanente um círculo de raio de 0,5cm. Sob magnificação de um sistema de vídeo, foi realizado a separação da casca, tentando evitar lesionar a fruta. Após a dissecção, foi realizado a rafia da região removida com fio de mononáilon 10-0.

Resultados:

Os modelos utilizados mostraram-se viáveis para a realização do treinamento de dissecção microcirúrgica independente da espécie. O custo médio de cada simulador foi de menos de R$2,00. O tempo médio de dissecção foi de 10,40 ±1,84 minutos no tomate maduro e 15,20 ±2,25 minutos no verdolengos. Apenas nos tomates verdolengos foi possível realizar a rafia.

Conclusão:

O modelo de treinamento desenvolvido mostrou-se adequado para o treinamento inicial de várias habilidades oftalmológicas. Além disso, apresenta um baixo custo e fácil aquisição e confecção.

Descritores:
Microcirurgia; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Treinamento por simulação; Dissecação

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br