Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia da trabeculoplastia seletiva a laser versus latanoprosta como tratamento inicial no glaucoma

RESUMO

Objetivo:

Comparar o efeito hipotensor da trabeculoplastia seletiva a laser versus o uso de latanoprosta no tratamento inicial de pacientes com suspeita de glaucoma e diagnóstico de glaucoma; avaliar a qualidade de vida dos pacientes por meio do Glaucoma Quality of Life Survey.

Métodos:

Ensaio clínico randomizado controlado realizado na cidade de Cartagena, Colômbia, entre outubro de 2021 e junho de 2023. Atribuição ao grupo trabeculoplastia seletiva a laser ou latanoprosta com acompanhamento nos dias 7, 30, 90, 180 e 365 em pacientes diagnosticados com suspeita de glaucoma, glaucoma leve e moderado.

Resultados:

Foram incluídos 31 pacientes (60 olhos), sendo 17 homens. No Grupo Trabeculoplastia Seletiva a Laser, foram 31 olhos, e, no Grupo Latanoprosta, 29 olhos. A pressão intraocular basal média do Grupo Trabeculoplastia Seletiva a Laser foi de 18,9mmHg e, no Grupo Latanoprosta, foi de 19,6mmHg. A pressão intraocular média no fim do grupo de acompanhamento trabeculoplastia seletiva a laser foi de 13,9mmHg e para latanoprosta de 14,5mmHg. A percentagem de redução da pressão intraocular em 1 ano de acompanhamento no Grupo Trabeculoplastia Seletiva a Laser foi de 23,4% e a do Grupo Latanoprosta foi de 23,6%.

Conclusões:

A trabeculoplastia seletiva a laser com Nd-YAG é tão eficaz quanto o uso de análogos de prostaglandinas como tratamento nas fases iniciais do glaucoma. Em relação à escala de qualidade de vida, embora não tenha havido diferenças estatisticamente significativas em ambos os grupos, a A trabeculoplastia seletiva a laser mostrou aumento na dificuldade percebida pelo paciente para atividades que envolvem a visão periférica, que é a mais afetada em pacientes com glaucoma.

Descritores:
Glaucoma; Latanoprosta; Trabeculectomia; Qualidade de vida

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br