Acessibilidade / Reportar erro

Epidemiologia da conjuntivite no departamento de emergência de um hospital de referência em Goiânia

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as características das urgências oftalmológicas atendidas no Pronto Socorro do Instituto de Olhos de Goiânia, com destaque à conjuntivite infecciosa, morbidade de maior incidência neste Serviço. Visa ainda delinear as principais etiologias encontradas dentre as conjuntivites infecciosas e compará-las às encontradas em diversos outros serviços de referência em Oftalmologia, norteando, assim, futuros diagnósticos e tratamentos das patologias infecciosas oculares.

Métodos:

Estudo transversal e retrospectivo, com 783 pacientes atendidos na emergência oftalmológica do Instituto de Olhos de Goiânia, no período de primeiro de maio a 03 de setembro de 2017. Os dados foram coletados por meio de protocolos baseados nos prontuários físicos da emergência oftalmológica do hospital.

Resultados:

Observou-se que, quanto às causas diagnósticas, a principal foi a conjuntivite aguda, seguida, em ordem decrescente de incidência, por hordéolo e corpo estranho em superfície ocular, com porcentagens, respectivamente, de 10,98% e 9,96%. Dentre os 783 pacientes admitidos na emergência neste período, 302 foram diagnosticados com conjuntivite, representando uma porcentagem de 38,56% da totalidade dos atendimentos. Dentre essas, 226 foram diagnosticados como sendo de etiologia bacteriana e 38 de etiologia viral. Os números absolutos nos levam a uma porcentagem de 74,8% de conjuntivite bacteriana.

Conclusão:

A conjuntivite infecciosa representa uma porcentagem substancial dentre as patologias admitidas nos serviços de urgência oftalmológica em todo o mundo. No presente estudo houve ainda prevalência da conjuntivite bacteriana, bem como uma tendência irrefutável à instituição precoce de antibioticoterapia tópica. A alta prevalência desta comorbidade e a dificuldade no diagnóstico clínico da etiologia da infecção reitera a necessidade de realização de maiores estudos na área, a fim de otimizar o diagnóstico e a terapêutica da conjuntivite infecciosa.

Descritores:
Conjuntivite/diagnóstico; Conjuntivite/etiologia; Serviço hospitalar de emergência; Morbidade

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br